Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,90% nesta quarta-feira (24), cotado a R$ 5,3268, em linha com o exterior. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançou 0,05%, aos 146.492 pontos, renovando seu recorde, em resultado foi puxado pela alta de 2,55% nas ações da Petrobras.
O avanço da moeda americana reflete a cautela dos investidores após declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Na véspera, ele disse que ainda não há garantia de cortes nos juros na próxima reunião — cenário que reduz o apetite por risco e fortalece a moeda norte-americana.
Anúncios
Ontem, o mercado também reagiu ao discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na ONU. O republicano disse ter tido “química” com o presidente Lula e que os dois deverão se encontrar na próxima semana. O comentário contribuiu para a queda do dólar na véspera, que fechou a R$ 5,27, e para a alta do Ibovespa, que atingiu um novo recorde.
Nos EUA, os mercados esperam pelo discurso de Mary Daly, integrante do comitê de política monetária do Federal Reserve de São Francisco, previsto para o fim do dia. A expectativa surge após declarações cautelosas de outros dirigentes do banco central americano, que levantaram dúvidas sobre futuros cortes nos juros.
Anúncios
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,12%;
- Acumulado do mês: -1,75%;
- Acumulado do ano: -13,80%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,43%;
- Acumulado do mês: +3,58%;
- Acumulado do ano: +21,79%.
Fonte: Valor