Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,40% nesta quarta-feira (3), cotado a R$ 5,4524. O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, encerrou em queda de 0,34%, aos 139.864 pontos.
No Brasil, investidores acompanham nesta quarta-feira o segundo dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). No exterior, o foco está na divulgação de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos.
Anúncios
Hoje, a Primeira Turma do STF retomou o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado em 2023.
O mercado tem demonstrado preocupação à possibilidade de que uma eventual condenação do ex-presidente leve o governo de Donald Trump a adotar novas medidas contra o Brasil.
Anúncios
Esse receio teve impacto direto no setor bancário, já que instituições financeiras podem ser afetadas por medidas previstas na Lei Magnitsky. Nesta quarta-feira, as ações dos bancos voltaram a cair.
Ainda no cenário local, a produção industrial registrou uma queda de 0,2% em julho, na comparação com o mês anterior.
Nos EUA, investidores avaliam o relatório Jolts, que apontou queda de 176 mil nas vagas em aberto e leve alta nas contratações (41 mil) e demissões (12 mil) em julho. O resultado reforçou a expectativa de que o Federal Reserve (Fed), banco central americano, inicie o corte de juros neste mês.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,56%;
- Acumulado do mês: +0,56%;
- Acumulado do ano: -11,77%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -1,10%;
- Acumulado do mês: -1,10%;
- Acumulado do ano: +16,28%.
Fonte: Valor