Anúncios
O dólar fechou a sessão em queda nesta terça-feira (11), perdendo parte dos ganhos da véspera conforme investidores repercutiam o acordo de cessar-fogo da Ucrânia e seguiam atentos aos desdobramentos da política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Nesta terça-feira, a Ucrânia aceitou uma proposta dos EUA para um cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia. A proposta ainda precisa da aprovação de Moscou e ser assinada pelas partes envolvidas no conflito. De qualquer forma, a notícia trouxe certo alívio, uma vez que pode ser positiva para o mercado de commodities.
Anúncios
Mesmo assim, analistas ainda destacam o alto nível de incertezas em relação à política tarifária de Trump e diante dos sinais de uma possível desaceleração da economia e aumento dos preços no país.
A segunda-feira, classificada como um “dia sangrento” para os mercados por especialistas, já havia sido marcada por uma percepção generalizada de que os Estados Unidos devem passar por uma recessão econômica, uma das consequências dos juros altos no país por conta da inflação persistente, o que pode piorar pela política tarifária do presidente Donald Trump. (Entenda mais abaixo)
Anúncios
Além do cenário macroeconômico global, com foco nas tarifas de Trump e a reação da economia americana, o mercado também repercute a divulgação de novos indicadores econômicos no Brasil e nos EUA.
O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, também encerrou em queda.
Veja abaixo o resumo dos mercados.
Dólar
Ao final da sessão, o dólar recuou 0,68%, cotado a R$ 5,8116.
Com o resultado, acumulou:
- alta de 0,37% na semana;
- queda de 1,77% no mês;
- perdas de 5,96% no ano.
No dia anterior, a moeda americana teve alta de 1,06%, cotada a R$ 5,8515.
Ibovespa
Já o Ibovespa caiu 0,81%, aos 123.507 pontos.
Na véspera, o índice teve baixa de 0,41%, aos 124.519 pontos.
Com o resultado, o Ibovespa acumulou:
- recuo de 0,41% na semana;
- alta de 1,40% no mês; e
- ganho de 3,52% no ano.
Fonte: Valor