Anúncios
O dólar encerrou a sessão desta quarta-feira (27) em queda de 0,32%, cotado a R$ 5,4164. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou com um avanço de 1,04%, aos 139.206 pontos.
Os investidores continuam atentos ao impasse no Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, depois que o presidente Donald Trump anunciou em sua rede social a demissão da conselheira Lisa Cook.
Anúncios
Após a ofensiva de Trump, o Fed divulgou um comunicado lembrando que seus diretores têm mandatos longos e fixos, e só podem ser afastados pelo presidente dos EUA em caso de “justa causa”.
Além disso, o advogado de Lisa Cook informou que ela vai recorrer à Justiça contra a tentativa de afastamento e que não pretende renunciar.
Anúncios
No Brasil, após a prévia da inflação vir pior que as expectativas do mercado, os investidores avaliaram o resultado do mercado formal de trabalho, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de julho.
O país gerou 129,8 mil empregos formais no mês passado — uma queda de 32% em relação ao mesmo mês do ano passado (191,4 mil) e abaixo da previsão dos economistas, que esperavam a criação de 135.577 vagas.
Há expectativa de uma possível desaceleração na geração de empregos formais. Esse tipo de indicador tem servido de referência para avaliar quando o Banco Central poderá iniciar cortes na taxa Selic.
Na agenda local, discursos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, também ganharam destaque. Enquanto Haddad cobrou posicionamentos públicos de autoridades estaduais sobre a reforma do Imposto de Renda, Galípolo avaliou que a convergência da inflação à meta ocorre de forma lenta.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,17%;
- Acumulado do mês: -3,29%;
- Acumulado do ano: -12,35%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,90%;
- Acumulado do mês: +4,61%;
- Acumulado do ano: +15,73%.
Fonte: Valor