Anúncios
O dólar encerrou a sessão desta quinta-feira (19) em queda de 0,25%, cotado a R$ 5,2271. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou com um avanço de 1,35%, aos 188.534 pontos, impulsionado pelo avanço nos papéis da Petrobras.
Nos Estados Unidos, o Departamento de Trabalho indicou que os pedidos de auxílio-desemprego caíram mais do que o esperado na semana passada. Além disso, os contratos para compra de moradias usadas no país tiveram uma queda inesperada em janeiro, com corretoras imobiliárias atribuindo a culpa ao baixo estoque de imóveis.
Anúncios
Ainda no exterior, investidores também seguem atentos às tensões entre os EUA e o Irã. Nesta quinta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o governo tem “vários argumentos” para atacar o Irã, caso decida agir. Os dois países negociam na Suíça, com mediação de Omã, mas também trocam ameaças nas redes sociais.
Com o aumento das tensões, os preços do petróleo seguem em trajetória de alta. Nesta quinta-feira, o Brent (referência internacional) avançou mais de 2%, após ter subido de mais de 4% na véspera. O aumento dos preços da commodity no exterior também impulsionavam os papéis da Petrobras no mercado nacional, que encerraram com um avanço de 2,49%.
Anúncios
A preocupação é que o atrito entre os dois países cresça e aumente o risco de fechamento do Estreito de Ormuz, por onde passa grande parte do comércio marítimo de petróleo. Caso se concretize, o cenário pode afetar a oferta da commodity no mundo. A falta de avanço nas negociações entre Ucrânia e Rússia em Genebra também seguia no radar.
No Brasil, o Banco Central divulgou o IBC-Br, indicador considerado uma prévia do PIB, que apontou crescimento de 2,5% da atividade econômica em 2025. Em dezembro, o índice recuou 0,2% na comparação com novembro, mas a queda foi menor que a esperada pelo mercado, e o quarto trimestre terminou com alta de 0,4% sobre o trimestre anterior.
Veja abaixo mais detalhes do dia no mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,04%;
- Acumulado do mês: -0,39%;
- Acumulado do ano: -4,77%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,24%;
- Acumulado do mês: +2,57%;
- Acumulado do ano: +15,45%.
Fonte: Valor