Anúncios
O dólar fechou estável nesta terça-feira (5), com leve recuo de 0,01%, cotado a R$ 5,5060. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, subiu 0,14%, alcançando 133.151 pontos.
O dia foi marcado pela cautela no mercado, na véspera da entrada em vigor das tarifas de 50% impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil. Há expectativa de que o governo brasileiro ainda consiga algum avanço nas negociações com o republicano, mas também cresce o receio de novas medidas retaliatórias dos EUA após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Anúncios
Outro destaque foi a divulgação da ata da última reunião do Copom. No documento, o Banco Central (BC) afirmou que o tarifaço de Trump gera “impactos setoriais relevantes” e que a instituição pretende manter uma “postura de cautela” diante das incertezas no cenário internacional.
Por fim, o mercado segue à espera de novos dados econômicos no Brasil e no exterior, além de acompanhar a divulgação de balanços corporativos. Nesta terça-feira, o foco está em indicadores de atividade tanto no Brasil quanto nos EUA.
Anúncios
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,69%;
- Acumulado do mês: -1,69%;
- Acumulado do ano: -10,90%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,40%;
- Acumulado do mês: -0,08%;
- Acumulado do ano: +10,55%.
Fonte: G1