Anúncios
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, despencou 2,14% nesta quarta-feira (4), aos 181.708 pontos, puxado pela cautela de investidores no exterior e por uma correção — quando investidores aproveitam altas recentes para vender ações e lucrar. O dólar fechou estável, cotado a R$ 5,2495.
No Brasil, os investidores reagiram mal à notícia de que o presidente Lula deverá confirmar a indicação dos economistas Guilherme Mello e Tiago Cavalcanti, apresentados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para diretorias do Banco Central (BC).
Anúncios
A reação negativa reflete o receio do mercado de que as indicações abram espaço para decisões menos rígidas no controle da inflação.
No exterior, o setor de tecnologia continuou em queda, aumentando a cautela dos investidores. Nesta quarta-feira, as maiores perdas eram das ações de empresas de software, à medida que o mercado avaliava possíveis ameaças da inteligência artificial para os negócios do setor.
Anúncios
Nos Estados Unidos, o relatório da ADP (Automatic Data Processing) mostrou a criação de 22 mil empregos no setor privado em janeiro, bem abaixo da expectativa do mercado, que previa 48 mil vagas. Já o índice de gerentes de compras (PMI) composto e de serviços ficou estável no mês.
Ambos os dados dão pistas sobre como está a economia americana e ajudam investidores a ajustar suas expectativas para os próximos passos dos juros nos EUA.
Ontem, Stephen Miran, diretor do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, deixou o cargo de presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca. Desde que assumiu uma cadeira no Fed, ele participou de quatro decisões sobre a taxa de juros do país.
No Brasil, o PMI de serviços, elaborado pela S&P Global, mostrou que o setor perdeu ritmo em janeiro, mesmo com o aumento de novos negócios e da atividade — o que levou empresas a reduzirem contratações e projeções de produção. Ainda assim, o índice permaneceu acima de 50 pontos, nível que indica crescimento do setor.
O Banco Central também divulgou novos dados de fluxo cambial, que mostram quanto dinheiro em dólares entra e sai do país. Em janeiro, o saldo foi positivo em US$ 5,086 bilhões.
Veja abaixo mais detalhes do dia no mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,04%;
- Acumulado do mês: +0,04%;
- Acumulado do ano: -4,36%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +2,38%;
- Acumulado do mês: +2,38%;
- Acumulado do ano: +15,24%.
Fonte: Valor