Anúncios
O dólar fechou a sessão desta segunda-feira (14) em alta de 0,65%, cotado a R$ 5,5837. A moeda americana chegou ao maior valor em mais de um mês, com as preocupações do mercado com as novas tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, encerrou em queda de 0,65%, aos 135.299 pontos.
Anúncios
As novas taxas de Trump continuaram a mexer com os mercados financeiros. O republicano anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil na semana passada. Os investidores já antecipam os efeitos da medida para alguns exportadores brasileiros, os impactos do câmbio e na inflação.
Enquanto isso, esperam os próximos passos do governo brasileiro em relação ao tarifaço. Um comitê de empresários deve ser criado para tratar de saídas para a crise, enquanto o governo trabalha para tentar reverter a tarifa.
Anúncios
No exterior, Trump agora ameaçou aplicar um pacote de “tarifas severas” à Rússia, caso o governo de Vladimir Putin não alcance um acordo de paz na Ucrânia em um prazo de até 50 dias. Trump disse que o valor das tarifas será de cerca de 100%.
No final de semana, o republicano anunciou a imposição de taxas de 30% para o México e a União Europeia (UE), que agora estudam as possibilidades de negociações para amenizar o impacto das tarifas.
Na agenda do dia, o destaque ficou com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, que teve a primeira queda do ano, de 0,7%.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,65%;
- Acumulado do mês: +2,76%;
- Acumulado do ano: -9,64%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,66%;
- Acumulado do mês: -2,57%;
- Acumulado do ano: +12,48%.
Fonte: Valor