Anúncios
O dólar fechou em alta nesta sexta-feira (21), em um ajuste após o feriado do Dia da Consciência Negra. A moeda norte-americana avançou 1,18%, cotada a R$ 5,4010, no maior patamar em mais de um mês. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, teve queda de 0,39%, aos 154.770 pontos.
Os investidores dividiram a atenção entre fatores internos e externos nesta volta do feriado. Por aqui, o destaque ficou a retirada da tarifa de 40% a uma série de produtos brasileiros por parte dos Estados Unidos. Já no cenário internacional, novos dados de emprego e falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) ficaram no radar.
Anúncios
O principal destaque no noticiário brasileiro foi a redução das tarifas de 40% sobre vários produtos brasileiros por parte do presidente norte-americano, Donald Trump, na véspera. A lista conta com carne bovina, café, cacau e açaí, mas ainda deixa de fora uma série de exportações. A expectativa, agora, fica pelos próximos passos da negociação entre Brasil e EUA.
No noticiário internacional, o foco fica com os novos dados do payroll, relatório oficial de emprego dos EUA, que voltaram a ser divulgados após o fim da paralisação do governo do país. O documento trouxe dados mistos do mercado de trabalho norte-americano e reacendeu dúvidas sobre os próximos passos do Fed na condução dos juros.
Anúncios
O relatório mostrou criação de 119 mil vagas fora do setor agrícola, acima das estimativas, mas indicou um aumento da taxa de desemprego para 4,4% na última leitura.
Com isso, discursos de dirigentes do Fed também ficaram sob os holofotes. Nesta sexta-feira, uma autoridade importante do BC norte-americano indicou que os juros podem cair no curto prazo, fazendo aumentar no mercado as apostas de um novo corte na reunião de dezembro.
No noticiário, destaque também para os resultados e projeções otimistas da Nvidia, divulgados após o fechamento dos mercados na quarta-feira. Entre os indicadores, o foco ficou com os índices de gerentes de compra (PMI na sigla em inglês) da Europa e dos EUA.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +1,97%;
- Acumulado do mês: +0,32%;
- Acumulado do ano: -12,60%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -1,49%;
- Acumulado do mês: +3,91%;
- Acumulado do ano: +29,19%.
Fonte: Valor