Anúncios
O dólar fechou em queda ante o real nesta quarta-feira (23), após a aprovação da Taxa de Longo Prazo (TLP) em comissão mista e o anúncio de novos ativos que serão privatizados pelo governo.
A moeda norte-americana recuou 1,22%, vendida a R$ 3,1421, após ter encerrado na véspera negociada a R$ 3,1810. Veja a cotação hoje
Anúncios
A queda desta quarta foi o maior recuo percentual diário desde a queda de 1,40% de 12 de julho.
O dólar aprofundou as perdas ante o real no meio da tarde após o governo anunciar pacote com 57 privatizações, incluindo a da Casa da Moeda.
Anúncios
Cenário local
A comissão mista do Congresso aprovou a medida provisória por 17 votos a favor e 6 contrários e há expectativa de que o texto seja votado ainda nesta quarta-feira pelo plenário da Câmara, indo para o Senado na próxima semana. A MP perde a validade em 7 de setembro, daí a pressa do governo em aprová-la.
Na véspera, houve um revés depois que o presidente da comissão mista, senador Lindberg Farias (PT-RJ), encerrou a sessão sem que a MP tivesse sido votada, ao justificar que ela não trazia os requisitos orçamentários necessários.
A TLP vai substituir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) nos contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reduzindo os subsídios e ajudando o governo a reequilibrar as contas públicas.
De acordo com a equipe econômica do governo, o objetivo da substituição da TJLP é fazer com que a nova taxa aproxime as condições de empréstimos do BNDES às praticadas pelo mercado.
No exterior, o dólar caía ante uma cesta de moedas e também ante divisas de países emergentes, como o rand sul-africano e a lira turca.
Fonte: G1