Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,69% nesta segunda-feira (4), cotado a R$ 5,5063. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, teve alta de 0,40%, aos 132.971 pontos.
Investidores aguardam a ata da reunião da semana passada do Comitê de Política Monetária (Copom) do Brasil e novos capítulos do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Anúncios
A ata do Copom está prevista para terça-feira. Na semana passada, o BC brasileiro decidiu manter seus juros inalterados, indicando incerteza com os efeitos do tarifaço. Com isso, a taxa básica brasileira (Selic) ficou em 15% ao ano.
Já o início do tarifaço contra o Brasil está previsto para quarta-feira (6). Apesar da série de exceções anunciadas por Trump para as taxas de 50% sobre produtos brasileiros, ainda há expectativa sobre as negociações entre o governo brasileiro e americano.
Anúncios
Por fim, o mercado aguarda dados econômicos no Brasil e no exterior, além de acompanhar balanços corporativos. Nesta segunda, o destaque ficou com o Caged, que indicou a criação de 166 mil vagas formais de trabalho em junho, uma queda de 19,2% em relação ao mesmo mês de 2024.
A balança comercial de julho, prevista para amanhã, também vai mostrar reflexos do tarifaço.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,69%;
- Acumulado do mês: -1,69%;
- Acumulado do ano: -10,90%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,81%;
- Acumulado do mês: -0,48%;
- Acumulado do ano: +10,10%.
Fonte: Valor