Anúncios
O dólar fechou em leve alta de 0,04% nesta quarta-feira (18), cotado a R$ 5,5003. Já o Ibovespa encerrou em queda de 0,09%, aos 138.717 pontos.
O destaque da agenda econômica de hoje é a chamada “Superquarta”. O termo se refere ao dia em que o Banco Central do Brasil (BC) e o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciam suas decisões sobre as taxas de juros.
Anúncios
A decisão do Fed, divulgada no meio da tarde, veio em linha com o esperado: a instituição manteve as taxas de juros dos EUA inalteradas na faixa de 4,25% a 4,5%. A demora em um novo ciclo de queda de juros tem sido criticada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Já por aqui, a maior parte do mercado espera que o BC interrompa o processo de alta da Selic, atualmente em 14,75%, o maior patamar em quase 20 anos. A decisão deve ser divulgada após o fechamento do mercado.
Anúncios
Além disso, os investidores seguiram atentos à escalada do conflito entre Israel e Irã, principalmente após Trump, subir o tom contra Teerã e ameaçar interferir no confronto.
Na terça-feira, o mercado financeiro global reagiu com forte aversão ao risco à notícia de que Trump considera atacar instalações nucleares no Irã. Além disso, os preços do petróleo dispararam, em meio a preocupações com uma possível interrupção no fornecimento do produto.
Entenda abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,76%;
- Acumulado do mês: -3,81%;
- Acumulado do ano: -10,99%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,10%
- Acumulado do mês: +1,23%;
- Acumulado do ano: +15,32%.
Fonte: Valor