Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,50% nesta quinta-feira (29), cotado a R$ 5,6664. Já o Ibovespa teve recuo de 0,25%, aos 138.534 pontos.
O mercado financeiro reagiu à decisão da Justiça dos Estados Unidos de bloquear (e depois desbloquear) as tarifas recíprocas anunciadas pelo presidente americano Donald Trump em abril.
Anúncios
Investidores costumam ver com bons olhos medidas que aliviam o tarifaço, por entenderem que elas reduzem o risco de inflação e de uma recessão global. Mas, no fim da tarde, o Tribunal de apelações dos EUA restabeleceu tarifaço de Trump.
No Brasil, as atenções continuam com o impasse do IOF. O Congresso já avalia 20 propostas para derrubar a medida. Nesta quarta-feira, o ministro Fernando Haddad alertou que, sem os R$ 20 bilhões previstos com a elevação do imposto, será necessário realizar novos cortes no Orçamento.
Anúncios
O mercado também repercute a taxa de desemprego brasileira, que ficou em 6,6% no trimestre encerrado em abril, abaixo das projeções dos analistas. O mercado de trabalho aquecido pode dificultar o controle da inflação e adiar eventuais cortes na taxa de juros pelo Banco Central.
No noticiário corporativo, as ações da fabricante de chips de inteligência artificial Nvidia subiram depois que a receita do 1º trimestre veio acima do esperado. Em contrapartida, destaque negativo para a Azul, que entrou com pedido de recuperação judicial nos EUA e teve seus papéis excluídos dos principais índices da B3.
Entenda abaixo como cada um desses fatores impacta o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,36%;
- Acumulado do mês: -0,19%;
- Acumulado do ano: -8,31%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,51%;
- Acumulado do mês: +2,57%;
- Acumulado do ano: +15,17%.
Fonte: Valor