Anúncios
O dólar fechou em alta de 0,51% nesta terça-feira (1º), cotado a R$ 5,4610. O Ibovespa teve alta de 0,50%, aos 139.549 pontos.
O principal destaque é a aprovação, no Senado dos Estados Unidos, do megapacote de cortes de impostos proposto pelo presidente Donald Trump. Entre outros pontos, o projeto prevê a redução de tributos e um expressivo aumento nos gastos públicos do país.
Anúncios
Com ele, a dívida pública dos EUA deve aumentar em US$ 3,3 trilhões na próxima década, agravando a situação fiscal do país e elevando a desconfiança em relação à maior economia do mundo.
Além disso, os investidores acompanham a proximidade do fim do prazo de suspensão do tarifaço. Os EUA têm buscado negociar com seus parceiros econômicos. Até mesmo o Canadá retomou as conversas após recuar da cobrança de uma taxa sobre serviços digitais prestados no país.
Anúncios
No Brasil, o mercado espera desdobramentos da derrubada do projeto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A queda na arrecadação e a resistência do Congresso devem levar a novos cortes no Orçamento, e os investidores esperam uma resposta do governo.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,41%;
- Acumulado do mês: +0,51%;
- Acumulado do ano: -11,63%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,96%;
- Acumulado do mês: +0,50%
- Acumulado do ano: +16,02%.
Fonte: Valor