Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,75% nesta segunda-feira (13), cotado a R$ 5,4617. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em alta de 0,78%, aos 141.783 pontos.
O mercado reagiu a novos desdobramentos políticos e econômicos. Nos Estados Unidos, o clima foi misto devido à continuidade do shutdown e a declarações mais amenas de Donald Trump sobre a China. No Brasil, o foco ficou na nas projeções do Boletim Focus.
Anúncios
No Brasil, o Boletim Focus foi divulgado pelo Banco Central às 8h30. O relatório mostra que a estimativa do mercado para a inflação neste ano caiu de 4,80% para 4,72%. Já as projeções da taxa básica de juros (Selic) e do PIB ficaram estáveis nesta semana, em 15% e 2,16%, respectivamente.
Nos EUA, o presidente Donald Trump afirmou no domingo que as tensões com a China “ficarão bem”, amenizando o tom após ameaças de tarifas adicionais de 100% sobre importações chinesas. A declaração foi feita dois dias após o anúncio das novas medidas.
Anúncios
Nesta segunda-feira, Trump chegou a Israel enquanto a entrega dos reféns israelenses ocorria com intermédio da Cruz Vermelha. Ele exaltou a libertação dos reféns como “um triunfo incrível para Israel e para o mundo” e falou sobre o futuro da Faixa de Gaza no pós-guerra.
No Ibovespa, as ações da Vale e da Petrobras contribuíram para manter o índice em alta, impulsionadas pela valorização do minério de ferro e do petróleo nos mercados internacionais.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,75%;
- Acumulado do mês: +2,62%;
- Acumulado do ano: -11,62%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,78%;
- Acumulado do mês: -3,05%;
- Acumulado do ano: +17,87%.
Fonte: Valor