13 de setembro, 2025

Últimas:

Dólar cai e fecha em R$ 5,41; Ibovespa fecha em alta

Anúncios

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, encerrou a sessão desta sexta-feira (25) em alta de 0,04%, aos 138.025 pontos. Com isso, atingiu o maior valor em mais de um mês (139.303 pontos, em 8 de julho). Já o dólar caiu 0,19%, cotado a R$ 5,4153.

Após uma sexta-feira movimentada nos mercados globais, a semana começa de forma mais tranquila para os investidores. O foco ficou com discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e com a baixa das expectativas de inflação no Brasil pela 13ª semana seguida.

Anúncios

No exterior, investidores seguem na busca por novas indicações sobre o futuro dos juros norte-americanos. Na sexta-feira, o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizou a chance de um corte de juros em setembro, mas alertou para o risco inflacionário que ainda existe no país com as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Sem grandes destaques no discurso da dirigente do Fed de Dallas, Lorie Logan, durante a tarde, investidores aguardam, agora, o pronunciamento de John Williams, presidente do Fed de Nova York, previsto para às 20h15 desta segunda-feira.

Anúncios

Já no Brasil, o foco ficou com a nova redução, pela 13ª semana consecutiva, da projeção de inflação para 2025 pelos analistas do mercado financeiro no boletim Focus. A projeção de inflação para 2025 recuou de 4,95% para 4,86%, mas ainda permanece acima do teto da meta, fixado em 4,5%.

Entre os destaques da sessão, na sexta-feira o Banco do Brasil acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar providências jurídicas contra perfis bolsonaristas que estão disseminando desinformação.

Segundo informações do Blog da Ana Flor, o ofício do banco lista postagens de perfis que estimulam pessoas a fecharem conta no banco com base em boatos sobre a Lei Magnitsky. As ações do banco operam em queda de 2% nos últimos minutos do pregão.

Ao longo da semana, o mercado estará atento à divulgação de indicadores econômicos no Brasil: os destaques são o IPCA-15 de agosto, que sai amanhã, e o relatório de emprego do Caged, previsto para quinta.

Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.

Dólar

  • Acumulado da semana: -0,19%;
  • Acumulado do mês: -3,31%;
  • Acumulado do ano: -12,37%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: +0,04%;
  • Acumulado do mês: +3,72%;
  • Acumulado do ano: +14,75%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O homem desaparecido após um barco com quatro pescadores virar no Rio Tietê foi encontrado morto neste sábado (13), em Macatuba (SP)....

Categorias