Anúncios
O dólar fechou a sessão desta terça-feira (18) em queda de 0,26%, cotado a R$ 5,3177. O Ibovespa, principal índice da bolsa, encerrou com um recuo de 0,30%, aos 156.522 pontos.
O principal destaque do dia ficou com os desdobramentos da liquidação extrajudicial do Banco Master, anunciada pelo Banco Central (BC), e à prisão do presidente da instituição, Daniel Vorcaro. Além disso, investidores também aguardam a divulgação de novos dados de emprego nos Estados Unidos, após o fim do shutdown.
Anúncios
A Polícia Federal prendeu, na noite de segunda-feira (17), Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Vorcaro foi preso em Guarulhos, enquanto tentava embarcar em um voo particular para Malta. A prisão aconteceu no âmbito da Operação Compliance Zero, que cumpre sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal. A operação mira a venda de títulos de crédito falsos por parte da instituição.
A prisão de Vorcaro aconteceu apenas algumas horas após a Fictor Holding ter apresentado uma proposta de compra do Master. Na manhã desta terça, porém, o BC decidiu colocar a instituição sob administração especial temporária por 120 dias e decretar sua liquidação extrajudicial.
Anúncios
O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa — que já havia tentado comprar o Banco Master — foi afastado do cargo por decisão judicial. O diretor-executivo de finanças e controladoria do BRB, Dario Oswaldo Garcia Junior, também foi afastado.
Na bolsa, as ações de bancos caem diante das expectativas de como a liquidação extrajudicial do Banco Master pode afetar o setor.
No exterior, investidores aguardam a divulgação de novos dados de emprego nos Estados Unidos, após o fim da paralisação do governo norte-americano. Os destaques ficam com a ata do último encontro do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), na quarta-feira (19), e o relatório de empregos payroll, previsto para quinta (20).
Além disso, o mercado também aguarda os resultados da Nvidia. A valorização recente das ações de tecnologia preocupa o mercado e amplia a aversão ao risco, o que leva os principais índices acionários para baixo.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,40%;
- Acumulado do mês: -1,15%;
- Acumulado do ano: -13,95%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,47%;
- Acumulado do mês: +4,98%;
- Acumulado do ano: +30,52%.
Fonte: Valor