Anúncios
O dólar fechou em queda de 1,05% nesta quinta-feira (5), cotado a R$ 5,5855, no menor patamar desde outubro do ano passado. Já o Ibovespa encerrou com um recuo de 0,56%, aos 136.236 pontos.
A conversa entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, é um dos principais destaques da sessão. Segundo o republicano, os dois líderes resolveram as “complexidades” do acordo comercial recentemente firmado, o que “resultou em uma conclusão muito positiva para ambos os países”.
Anúncios
Os atritos do republicano com o bilionário Elon Musk também ficaram no radar. As ações da Tesla despencavam mais de 13%. Com isso, Musk perdeu mais de US$ 28 bilhões.
Investidores também seguem na expectativa por novos acordos comerciais. Nesta quinta, Trump indicou que deve fazer um grande acordo comercial com a Alemanha, enquanto o ministro das relações internacionais da Itália afirmou estar confiante de que o acordo entre EUA e União Europeia deve sair. O presidente norte-americano ainda afirmou que quer que os novos acordos incluam cláusulas que tratem sobre petróleo e gás.
Anúncios
No Brasil, a falta de ações concretas para equilibrar as contas públicas seguem a preocupar os mercados financeiros. O governo federal tem enfrentado forte pressão para derrubar o aumento do IOF e anunciar medidas que substituam a perda de arrecadação. Mas o pacote fiscal só deve ser apresentado ao público na próxima semana.
Além disso, o mercado repercute o corte de juros na zona do euro. O Banco Central Europeu (BCE) reduziu a taxa para 2% ao ano, diante da inflação controlada, mas manteve todas as opções sobre a mesa para suas próximas reuniões.
Entenda abaixo como cada um desses fatores impacta o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -2,32%;
- Acumulado do mês: -2,32%;
- Acumulado do ano: -9,62%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,02%;
- Acumulado do mês: -0,02%;
- Acumulado do ano: +13,90%.
Fonte: Valor