Anúncios
O dólar recuou 0,99% nesta quinta-feira (26) e fechou cotado em R$ 5,4985, menor patamar desde outubro. Na mínima, chegou a R$ 5,4912. Já o Ibovespa avançou 0,99%, aos 137.114 pontos.
No Brasil, o mercado seguiu à espera de uma resposta do governo à derrubada do projeto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A redução da arrecadação e a resistência do Congresso devem levar a novos cortes no Orçamento.
Anúncios
A trégua entre Irã e Israel chegou ao terceiro dia, após os países confirmarem o fim do conflito. Investidores esperam que a paralisação seja duradoura e começam a mover o dinheiro para ativos mais arriscados.
O fim do prazo de suspensão do tarifaço de Donald Trump também se aproxima e retornam as preocupações com a guerra comercial. Washington só tem acordo firmado com o Reino Unido e a ampla taxação pode voltar.
Anúncios
O mercado também acompanhou mais desdobramentos da pressão sobre o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Nesta quarta-feira, o “The Wall Street Journal” reportou que Trump está ventilando a ideia de trocar o mandante do BC americano antes do fim do mandato de Powell.
Os investidores estão preocupados com a autonomia do BC americano. Powell tem sido duramente criticado por Trump, que continua a pedir por cortes, em especial depois que o BC manteve as taxas inalteradas pela 4ª vez consecutiva na semana passada.
Por fim, investidores analisaram uma série de dados econômicos nos EUA. O principal deles foi a revisão para baixo do PIB americano, consequência direta do tarifaço de Trump.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,48%;
- Acumulado do mês: -3,84%;
- Acumulado do ano: -11,02%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: 0,00%;
- Acumulado do mês: +0,06%
- Acumulado do ano: +13,99%.
Fonte: Valor