Anúncios
O dólar fechou o pregão desta quinta-feira (4) em queda de 0,09%, cotado a R$ 5,4473. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou com um avanço de 0,81%, aos 140.993 pontos.
O principal destaque de hoje ficou com os novos dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos, que podem influenciar as expectativas de redução na taxa de juros do país.
Anúncios
Após os investidores acompanharem com cautela os dois primeiros dias de julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus, acusados de tentativa de golpe de Estado, o tema dá uma trégua para as negociações, uma vez que o processo será retomado apenas na próxima terça-feira (9).
Ainda assim, os mercados seguem atentos para eventuais impactos por aqui, já que bancos brasileiros podem ter começado a receber notificações do governo dos EUA cobrando a aplicação de sanções impostas pelo país.
Anúncios
Na agenda econômica, a balança comercial brasileira fechou com um superávit de US$ 6,133 bilhões em agosto. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o resultado representa um crescimento de 35,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Os dados também indicaram uma piora nas exportações aos EUA, em meio aos impactos do tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump. No mês passado, o país registrou o 8º déficit consecutivo nas vendas ao país. (Entenda mais abaixo)
E por falar nos EUA, outro destaque da sessão ficou com a divulgação de diversos indicadores econômicos, com destaque para o relatório ADP. O dado mostrou a criação de apenas 54 mil vagas de trabalho no último mês, número inferior às expectativas do mercado, que projetavam 65 mil.
O resultado mais fraco do que o previsto reforça a leitura de que o mercado de trabalho norte-americano está perdendo fôlego — o que pode abrir margem para que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, inicie o ciclo de cortes na taxa de juros.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,47%;
- Acumulado do mês: +0,47%;
- Acumulado do ano: -11,85%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,31%;
- Acumulado do mês: -0,31%;
- Acumulado do ano: +17,21%.
Fonte: Valor