Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,59% nesta terça-feira (8), cotado a R$ 5,4453. O Ibovespa, principal índice de ações da B3, recuou 0,13%, aos 139.303 pontos.
A perda do Ibovespa é reflexo do pessimismo dos investidores com ativos de risco, diante dos novos capítulos do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O dólar perdeu força frente ao real após fortes ganhos na véspera, em uma sessão mais favorável a moedas emergentes.
Anúncios
Na segunda-feira, Trump prorrogou para agosto a volta das suas tarifas sobre importações, ampliando a janela de negociação com parceiros comerciais. A previsão era que as chamadas “tarifas recíprocas”, que atingiram mais de 180 países, voltassem a valer nesta quarta-feira (9).
Apesar disso, o adiamento não gerou alívio no mercado. As tensões aumentaram à medida que Trump mandou cartas para notificar os líderes de 14 nações sobre a cobrança de tarifas de 25% a 40% a partir do próximo mês, e disse que os EUA ainda enviarão notificações a mais países nesta semana.
Anúncios
Trump também voltou a ameaçar o Brics, afirmando que os países do bloco receberão uma tarifa de 10% “muito em breve”. Na véspera, o republicano já havia ameaçado uma taxa adicional a “qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics”.
A possível volta das tarifas preocupa o mercado devido à avaliação de que elas podem elevar os preços ao consumidor e os custos de produção, o que tende a aumentar a inflação e forçar o Fed (o banco central dos EUA) a manter os juros do país altos por mais tempo.
Segundo analistas, o vaivém dos mercados deve se intensificar nos próximos dias, com o aumento da incerteza com a política tarifária de Trump e pela falta de indicadores econômicos relevantes.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,39%;
- Acumulado do mês: +0,22%;
- Acumulado do ano: -11,88%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -1,39%;
- Acumulado do mês: +0,32%;
- Acumulado do ano: +15,81%.
Fonte: Valor