Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,74% nesta quinta-feira (7), cotado a R$ 5,4226. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, subiu 1,48%, aos 136.528 pontos.
O mercado monitora a divulgação dos balanços corporativos no Brasil e no exterior, além de aguardar o governo brasileiro anunciar um plano de contingência diante da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Anúncios
Desde meia-noite (horário da costa leste dos EUA) estão em vigor as tarifas comerciais de Trump sobre produtos de mais de 90 países. As novas tarifas impostas pela agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA variam entre 10% e 50%.
A sobretaxa sobre os produtos brasileiros começou a valer ontem (6), mesmo dia em que o governo do presidente Lula acionou a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o tarifaço do presidente Trump.
Anúncios
Na bolsa brasileira, investidores avaliaram bem o balanço da Eletrobras, que subiu 9% após divulgar lucro líquido ajustado de R$ 1,47 bilhão e anunciar que voltará a pagar dividendos.
No exterior, as bolsas europeias registraram sua maior alta diária em mais de duas semanas, com balanços financeiros e um possível avanço para acabar com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Além disso, foi destaque a decisão do Banco da Inglaterra (BoE) de cortar os juros para 4%.
Na Ásia, os mercados fecharam majoritariamente em alta, mesmo após a promessa do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa de 100% sobre as importações de semicondutores e chips.
No cenário econômico, o destaque do dia é a divulgação do IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), da Fundação Getulio Vargas, que recuou 0,07% em julho, após deflação de 1,80% em junho. O índice acumula queda de 1,82% no ano e avanço de 2,91% nos últimos 12 meses.
O IGP-DI mede a inflação com maior sensibilidade às oscilações do câmbio e aos custos no atacado, sendo calculado entre o primeiro e o último dia do mês de referência.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -2,20%;
- Acumulado do mês: -3,18%;
- Acumulado do ano: -12,25%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +3,09%;
- Acumulado do mês: +2,60%;
- Acumulado do ano: +13,50%.
Fonte: Valor