Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,20% nesta quinta-feira (23), cotado a R$ 5,3860. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em alta de 0,59%, aos 145.721 pontos.
Os investidores reagiram às sanções anunciadas na véspera por Donald Trump contra petroleiras russas, o que elevou o preço do petróleo no mercado internacional. As atenções também se voltaram à viagem de Lula à Ásia, onde poderá se encontrar com o presidente dos Estados Unidos.
Anúncios
A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Ásia começou hoje, mas deve ganhar destaque com o encontro previsto com Donald Trump neste domingo (26), na Malásia.
Já os preços do petróleo sobiram mais de 5%, superando US$ 65 o barril, após novas sanções de EUA e União Europeia contra a Rússia. O avanço da commodity beneficiou as ações da Petrobras, que subiram até 1% e ajudaram a puxar o Ibovespa.
Anúncios
Em meio às incertezas sobre o “shutdown” nos EUA e a falta de novos indicadores de atividade, os investidores avaliam os balanços corporativos e aguardam desdobramentos nas conversas entre Trump e o líder chinês, Xi Jinping.
O Ministério do Comércio da China informou que o vice-primeiro-ministro He Lifeng se reunirá com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, na Malásia, a partir desta sexta-feira (24). As discussões sobre comércio e economia devem se estender até segunda-feira (27).
Destaque também para a política monetária brasileira. Em evento na Indonésia, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que o BC está “bastante incomodado” com a inflação fora da meta e sinalizou juros altos por mais tempo.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,35%;
- Acumulado do mês: +1,19%;
- Acumulado do ano: -12,84%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,62%;
- Acumulado do mês: -0,35%;
- Acumulado do ano: +21,15%.
Fonte: Valor