Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,44% nesta sexta-feira (9), cotado a R$ 5,3652. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou com um avanço de 0,27%, aos 163.370 pontos.
Ao longo do dia, os investidores avaliaram uma série de dados econômicos do Brasil e dos Estados Unidos, além da aguardada aprovação do acordo entre União Europeia e Mercosul após 25 anos de negociação.
Anúncios
Nos Estados Unidos, o número de empregos não agrícolas no país cresceu menos do que o esperado em dezembro: foram 50 mil vagas de trabalho abertas no mês passado, ante a previsão de 60 mil postos. As informações foram divulgadas pelo Departamento do Trabalho americano.
O payroll é um dos principais relatórios de emprego do país e uma das medidas consideradas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) na condução dos juros do país. A próxima reunião do comitê será no final deste mês.
Anúncios
Além disso, o mercado também segue na expectativa pela decisão da Suprema Corte dos EUA sobre a legalidade das tarifas aplicadas por Donald Trump sobre produtos importados. Novas decisões da Corte devem ser divulgadas na quarta-feira (14).
Ainda no cenário internacional, os países da União Europeia aprovaram nesta sexta, o acordo comercial com o Mercosul, após 25 anos de negociações. O tratado ainda precisa da aprovação do Parlamento Europeu para entrar em vigor, mas a aprovação pelos Estados-membros abre caminho para a assinatura do texto entre os blocos.
A expectativa é que o Mercosul assine o acordo com a UE em 17 de janeiro, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
No Brasil, o IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do Brasil. A pesquisa mostra que os preços subiram 0,33% em dezembro. Com isso, o indicador fechou em 4,26% em 2025.
Dólar
- Acumulado da semana: -1,08%;
- Acumulado do mês: -2,25%;
- Acumulado do ano: -2,25%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,76%;
- Acumulado do mês: +1,39%;
- Acumulado do ano: +1,39%.
Fonte: Valor