Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,47% nesta segunda-feira (6), cotado a R$ 5,3107. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, recuou 0,41%, aos 143.608 pontos.
Os investidores reagiram à conversa entre os presidentes Lula (PT) e Donald Trump — que foi considerada positiva pelo governo brasileiro. Além disso, seguiram de olho nas tensões fiscais nos Estados Unidos. No Brasil, dados econômicos e falas de autoridades influenciaram o cenário.
Anúncios
Os investidores foram surpreendidos com a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente americano, Donald Trump, por videoconferência, em meio a tarifaço contra produtos brasileiros. A chamada estava marcada para as 10h30, e durou cerca de meia hora.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acompanhou o diálogo e o classificou como positivo. O vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, disse estar otimista com chance de revisão do tarifaço.
Anúncios
Nos EUA, o governo completa o sexto dia de shutdown, iniciado na quarta-feira (1º) por falta de aprovação do orçamento. Republicanos e democratas seguem em impasse, enquanto a Casa Branca ameaça demissões em massa. Senado deve votar novo plano de financiamento.
No Brasil, a agenda da semana ganha destaque na quinta-feira (9), com a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, a inflação oficial do país. Nesta segunda, o mercado também acompanhou o Boletim Focus e a balança comercial de setembro.
Além disso, o presidente do Banco Central do Brasil (BC), Gabriel Galípolo, participou em São Paulo de uma palestra da Fundação FHC e falou sobre os desafios da economia brasileira no novo cenário global.
O Ibovespa opera em queda, pressionado pelo desempenho negativo da Petrobras e dos principais bancos listados na bolsa.
A Petrobras (PETR4) recuou 0,90%. O Banco do Brasil (BBAS3) teve perdas de 0,79%, o Bradesco (BBDC4) caiu 0,82%, o Itaú (ITUB4) recuou 1,18% e o Santander (SANB11) caiu 0,83%.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,47%;
- Acumulado do mês: -0,22%;
- Acumulado do ano: -14,06%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,41%;
- Acumulado do mês: -1,80%;
- Acumulado do ano: +19,39%.
Fonte: Valor