Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,05% nesta quinta-feira (24), cotado a R$ 5,5198. O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, recuou 1,15%, aos 133.808 pontos.
O dia foi de cautela entre os investidores diante da proximidade do prazo para o início do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Apesar dos três acordos comerciais anunciados até agora, não há sinais de acerto em relação à taxa de 50% prevista para o Brasil.
Anúncios
O mercado também segue à espera do resultado das negociações entre Trump e União Europeia (UE), após diplomatas informarem à mídia internacional que as duas lideranças caminham para um novo tratado, que deve estabelecer tarifas de 15% ao bloco europeu.
Caso se concretize, esse será o 4º acordo feito pelos EUA desde que o republicano começou a enviar cartas com tarifas mínimas a diversos líderes. Nesta semana, também foram anunciados tratados com o Japão — classificado por Trump como o “maior da história” — e com as Filipinas.
Anúncios
A falta de progresso nas negociações do Brasil com os EUA levou o Itamaraty a condenar as tarifas de Trump na quarta-feira, classificando-as como “arbitrárias” e “caóticas” em discurso na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Nesta quinta-feira o presidente Lula (PT) afirmou que Donald Trump não quer conversar sobre a tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros — que têm previsão para entrar em vigor em 1º de agosto. Ele disse também que, se o líder americano quiser conversar, o Brasil “está pronto”.
Na véspera, o blog do Valdo Cruz informou que o presidente Lula se queixou por não haver nenhum canal de negociação direta com Trump. Ele declarou que as conversas, que acontecem a nível diplomático, não chegam até a Casa Branca.
Na agenda econômica do dia, o principal destaque da sessão ficou com a decisão de juros do BCE, que manteve as taxas de juros inalteradas. A medida veio em meio às incertezas sobre os efeitos da guerra comercial imposta por Trump.
Entre os indicadores, dados da indústria e de serviços da zona do euro e dos EUA ficaram no radar, além de informações sobre o mercado de trabalho norte-americano e sobre a arrecadação tributária federal do Brasil em junho.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -1,21%;
- Acumulado do mês: +1,59%;
- Acumulado do ano: -10,68%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,27%;
- Acumulado do mês: -3,69%;
- Acumulado do ano: +11,18%.
Fonte: Valor