Anúncios
O dólar encerrou esta segunda-feira (30) em queda de 0,91%, cotado a R$ 5,4335. É o menor valor desde setembro (R$ 5,4241). No último pregão do primeiro semestre, a moeda americana acumulou queda de 12,08% em 2025.
Já o Ibovespa fechou em alta de 1,45%, alcançando 138.855 pontos. A bolsa acumulou alta de 15,44% no primeiro semestre.
Anúncios
A agenda econômica da semana está movimentada, com a expectativa de divulgação de novos dados de atividade tanto no Brasil quanto no exterior.
Nesta segunda-feira, foi divulgado o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontou a criação de mais de 148 mil vagas formais em maio, elevando o saldo acumulado do ano para 1 milhão de postos de trabalho.
Anúncios
No exterior, investidores acompanham indicadores econômicos dos Estados Unidos e da Europa, além de monitorarem a tramitação do projeto de lei orçamentário do presidente Donald Trump, que avançou no Senado no final de semana.
A proximidade do fim do prazo de suspensão do tarifaço de Donald Trump também segue no radar do mercado.
O mercado também acompanha os desdobramentos da derrubada do projeto que previa o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na semana passada. A queda na arrecadação e a resistência do Congresso devem resultar em novos cortes no Orçamento, e os investidores aguardam a resposta do governo diante desse cenário.
Em entrevista à GloboNews na sexta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Lula (PT) acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para avaliar se a decisão da Câmara dos Deputados de revogar o aumento do IOF fere a autonomia entre os poderes.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
💲Dólar
- Acumulado da semana: -0,91%;
- Acumulado do mês: -4,98%;
- Acumulado do ano: -12,08%.
📈Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,45%;
- Acumulado do mês: +1,33%
- Acumulado do ano: +15,44%.
Fonte: Valor