Anúncios
O dólar fechou em queda de 0,69% nesta sexta-feira (17), cotado a R$ 5,4050. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em alta de 0,84%, aos 143.399 pontos.
Os investidores mantiveram o foco na agenda diplomática dos Estados Unidos e no cenário econômico brasileiro. Brasília e Washington articulam nova rodada de negociações comerciais, em meio a tensões entre EUA e China e à expectativa do encontro de Donald Trump com Xi Jinping.
Anúncios
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o Brasil e os EUA devem iniciar uma série de reuniões para discutir acordos comerciais nas próximas semanas, destacando que Lula e Donald Trump devem se encontrar “em breve”.
O chanceler se reuniu com o secretário de governo americano, Marco Rubio, na Casa Branca, e classificou o encontro como “ótimo” e “produtivo”. Eles trocaram telefones e definiram que terão um canal direto de contato entre os dois.
Anúncios
Em Washington, Trump recebeu hoje o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca. A expectativa pelo encontro levou à queda dos preços do petróleo nesta manhã, que voltaram a patamares de maio deste ano. Ele também afirmou que deve se reunir com Vladimir Putin nas próximas semanas, possivelmente na Hungria.
Trump também declarou hoje que a tarifa de 100% sobre produtos chineses não é sustentável, mas justificou a medida como resposta à postura da China. Ele confirmou que deve se reunir com Xi Jinping nas próximas semanas, enquanto Pequim acusa os EUA de enfraquecer o sistema comercial global e promete divulgar um relatório sobre o cumprimento das regras da OMC.
Nos EUA, ações de bancos regionais caíram após Western Alliance e Zions revelarem fraudes em empréstimos, com perdas de até US$ 100 milhões. Analistas dizem que a reação foi exagerada. Em contrapartida, First Brands e Tricolor Holdings enfrentam dívidas bilionárias e entraram em recuperação judicial.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -1,78%;
- Acumulado do mês: +1,55%;
- Acumulado do ano: -12,54%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,87%;
- Acumulado do mês: -2,00%;
- Acumulado do ano: +19,15%.
Fonte: Valor