Anúncios
Dois fortes terremotos atingiram o sul das Filipinas nesta sexta-feira (10), deixando pelo menos sete mortos, provocando apagões, destruição e espalhando pânico em diversas cidades da ilha de Mindanao. As autoridades emitiram alertas de tsunami para o país e também para a Indonésia, mas os avisos foram suspensos horas depois.
O primeiro tremor, de magnitude 7,4, ocorreu ao largo da cidade de Manay, na província de Davao Oriental, seguido por um segundo abalo, de 6,8, cerca de sete horas mais tarde. O Serviço de Sismologia das Filipinas (Phivolcs) classificou o episódio como um “doublet”, quando dois grandes terremotos ocorrem em sequência na mesma região.
Anúncios
Students took shelter under desks in a classroom as an earthquake rocked a school in the Philippines on Thursday. Warning sirens sounded soon after, prompting them to evacuate from the building. pic.twitter.com/cFbBNUORkN
— AccuWeather (@accuweather) October 10, 2025
O Phivolcs chegou a alertar para ondas de até um metro acima do nível normal da maré e orientou moradores de áreas costeiras a se deslocarem para locais mais altos. Em Davao City, próxima ao epicentro, pacientes chegaram a ser atendidos em estacionamentos após a evacuação de hospitais, reporta a BBC.
As autoridades locais relataram danos em casas, prédios e pontes nas cidades próximas ao epicentro. “Alguns edifícios foram danificados, e houve pânico generalizado”, disse Edwin Jubahib, governador de Davao Oriental.
Anúncios
A magnitude 7.6 earthquake jolted the region of Davao Oriental, southern Philippines this morning.
— IFRC Asia Pacific (@IFRCAsiaPacific) October 10, 2025
Philippine Red Cross (@PhilRedCross) is on the ground helping with evacuations, first aid, and more. @IFRC providing support and coordination.
Mere weeks ago, Cebu, central… pic.twitter.com/eQE257kvhg
O arquipélago das Filipinas está localizado no chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, região de intensa atividade sísmica e vulcânica. Segundo o diretor do Phivolcs, Teresito Bacolcol, o país deve se preparar para eventos naturais recorrentes. “Em vez de entrar em pânico, precisamos estar prontos”, afirmou.
Os tremores ocorrem apenas duas semanas após um terremoto de magnitude 6,9 atingir a província de Cebu, no centro do país, matando 74 pessoas e deixando milhares de desabrigados, conforme a Reuters.
Na vizinha Indonésia, pequenas ondas de tsunami foram registradas nas ilhas Talaud, próximas à fronteira com as Filipinas. Autoridades locais pediram calma à população e orientaram que evitem edifícios danificados.

Fonte: Um Só Planeta