08 de novembro, 2024

Últimas:

Doença celíaca e a vida sem glúten. Conheça os sintomas e saiba como é feito o diagnóstico

Anúncios

O glúten está presente em massas, pães, bolachas e até mesmo na cervejinha gelada do final de semana. De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros têm intolerância a essa proteína.

Marta Sheila Veras Silva, nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, explica que a doença celíaca é autoimune (quando as células que defendem o sistema imunológico atacam as outras células do corpo, levando a um processo inflamatório, neste caso, ocasionado pelo consumo do glúten) e pode ser desenvolvida por crianças e adultos. “Essa intolerância causa alterações características no revestimento do intestino delgado, danificando a mucosa e resultando na má absorção de nutrientes”.

Anúncios

Os sintomas mais comuns são distensão abdominal, diarreia, anemia, perda de peso, fadiga e dores abdominais. “O diagnóstico é feito pela dosagem dos anticorpos contra o glúten no sangue e biópsia do intestino delgado”, informa a nutricionista.

A doença não tem cura e, quando diagnosticada, o paciente deve excluir das refeições alimentos que contenham a substância, como trigo, cevada, centeio, aveia e seus derivados. “É importante sempre ler o rótulo, pois ele está presente numa infinidade de produtos industrializados. Contudo, atualmente, temos muitos alimentos produzidos com farinhas isentas de glúten. Um outro exemplo é a cerveja, que o celíaco não deve ingerir por ter o glúten como matéria-prima. Já as bebidas isentas dessa proteína estão liberadas para o consumo, como o vinho, que tem a uva como ingrediente principal”, orienta.

Anúncios

Talvez te interesse

Últimas

A Cisco seleciona a AppOmni para se juntar à sua Lista de Preços Global como parte de seu Programa SolutionsPlus...

Categorias