Anúncios
O excesso de pelos incomoda muitos homens e mulheres. Existem diversos tipos de depilação que facilitam a solução do problema. Joyce Firmino, docente do curso Depilação Senac Botucatu, explica como cada método age, quais são menos dolorosos e quais são as recomendações para cada processo.
Lâmina – usada por quem precisa de um resultado imediato. Método rápido e prático. “No entanto, os pelos crescem mais rápido por serem cortados na superfície. A pele também fica mais áspera e podem ocorrer irritações, coceiras e alergias ao material usado. É preciso tomar cuidado para não se cortar”, afirma.
Anúncios
Creme depilatório – promove um processo químico para a desintegração dos fios, facilitando a remoção. “Criam um processo químico de desintegração dos pelos, que assumem o aspecto de uma massa gelatinosa e são facilmente retirados. A raiz não é atingida e, por essa razão, os pelos voltam a crescer em uma semana”. Apesar de terem fórmulas balanceada, pode alterar o PH da pele e provocar irritações. É importante fazer um teste antes do uso.
Ceras – são as opções mais procuradas para a depilação duradoura. Os resultados, geralmente, permanecem entre 20 e 25 dias. O método frio, por ser mais doloroso, é indicado apenas para a região das pernas. “A cera enfraquece os pelos e, por isso, a depilação fica muito mais rápida e fácil.
Anúncios
A técnica aquecida é menos dolorosa porque o calor funciona como um anestésico que dilata os folículos pilosos, facilitando a extração dos pelos a partir da raiz”.
Segundo a docente, outra modalidade mais recente no mercado é o roll-on. “É uma técnica que usa um aparelho para a remoção dos pelos. A cera entra como refil”. O produto é aquecido pela eletricidade, atingindo a temperatura de 37 e 38 graus. “A cera é totalmente descartável e permite aplicação rápida e uniforme”, afirma.
Depilação com linha – para pessoas que são mais sensíveis, gestantes e para quem tem alergias. Ela evita manchas na pele e também pode ser usada na região do rosto. “O processo consiste em enrolar uma linha de 100% de algodão nos dedos das mãos, entrelaçá-la nos pelos, e com movimentos de deslizamento extraí-los a partir do folículo”.
Pinça – pode ser de grande utilidade para pequenas regiões. “É o tipo de depilação mais simples, barato e rápido. Tem vantagem em relação aos outros métodos por respeitar as lanugens e arrancar pelos mais curtos. Ideal para pequenas regiões”.
Laser – procedimento mais prolongado, com inibição de crescimento do pelo por até sete meses. Mas também tem o curso mais elevado dentre as outras técnicas citadas. “A aplicação é realizada por médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos. Uma vantagem é que ele pode ser usado nos pelos encravados, que são destruídos dentro dos poros e reabsorvidos pelo organismo”, finaliza.
Curso na área
Para os interessados em aprender mais sobre as técnicas, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Depilação. A programação, com 36 horas, capacita o aluno a aplicar técnicas de remoção de pelos, utilizando as ferramentas adequadas, com o objetivo de realizar atendimento ético, seguro e com qualidade. O curso começa a partir de 1º de junho. Inscrições e outras informações no Portal Senac www.sp.senac.br/botucatu ou pelo telefone (14) 3112-1150.
Serviço
Depilação
Data: 1ª/6 a 27/6
Horário: de segunda, quarta e sexta-feira, das 14 às 17 horas
Duração: 36 horas
Informações
Senac Botucatu
Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista
Telefone: (14) 3112-1150
E-mail: botucatu@sp.senac.br