Anúncios
O turista que morreu após praticar uma modalidade esportiva chamada mergulho de reboque ou “Plana Sub”, em Fernando de Noronha (PE), era José Edvaldo da Silva, de 52 anos, diretor da Escola Estadual Professor Abdiel Lopes Monteiro, em Ribeirão Branco, interior de São Paulo.
A morte do diretor e que foi professor de história em diversas escolas da cidade causou comoção nas redes sociais. Vários amigos, colegas de profissão e alunos prestaram homenagem a Edd, como era chamado.
Anúncios
“Foi meu professor, foi meu diretor de escola, foi muito mais que a escola um amigo que estava sempre a sorrir. Divo que faltar vai fazer”, escreveu uma internauta.
A Prefeitura do município também publicou uma nota lamentando a morte.
Anúncios
“A Prefeitura Municipal de Ribeirão Branco se solidariza com os familiares de José Edvaldo da Silva, que faleceu ontem aos 52 anos. Nascido e criado em Ribeirão Branco no Distrito de Campina de Fora, Divo, como era conhecido, foi professor de História em diversas escolas, e pela sua inteligência foi crescendo profissionalmente, se tornando Diretor concursado da E.E. Professor Abdiel Lopes Monteiro – Distrito de Campina de Fora, logo após Diretor concursado da Escola Honorato Ferreira da Silva – Distrito de Itaboa, e atuava como Supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Apiaí”.
“José Edvaldo era muito querido, alguém que motivava e incentivava a todos; o mesmo era esposo, pai, filho, avô e amigo. Nesse momento de dor e tristeza prestamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, afirmou o Executivo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/j/F/Lb5iBuRQe28yaBVsfCsQ/edvaldo.jpg?quality=70&f=auto)
A diretoria de Ensino da região de Apiaí também publicou homenagem nas redes sociais.
“Profissional exemplar, lutou pela educação pública de qualidade, deixando o seu legado em diferentes ações que protagonizou, e como amigo nos deixará a lembrança da presença alegre que sempre preenchia o ambiente. Deixou marcas em todos nós de um carinho, cuidado e atenção quer seja no profissional, quer seja nos relacionamentos interpessoais. Lembranças eternas de seu imensurável amor e cuidado com sua família eram também virtudes jamais esquecidas por todos nós”.
Acidente
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/F/1/8l2oXOSxApjjr95QsXmw/socorro-turista-ale-noronha.jpg?quality=70&f=auto)
O acidente aconteceu na região do Porto de Santo Antônio, na noite de quinta-feira (20). José foi socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital São Lucas.
Por meio de nota, a unidade de saúde informou que o paciente deu entrada com a perda de consciência em função da prática de “Plana Sub” e afogamento.
“O paciente, foi inicialmente socorrido pelo Corpo de Bombeiros, já em parada cardiorrespiratória. No hospital, após alguns ciclos de reanimação cardiopulmonar, o paciente retornou à circulação espontânea”, indicou.
A nota informou, ainda, que a equipe médica aguardava a estabilização do paciente, que estava em estado grave, para transferência, por meio de uma UTI aérea, para um hospital de referência, no Recife.
“Ainda na noite da quinta-feira (20), o paciente teve mais duas paradas cardiorrespiratórias, sendo realizados os procedimentos de reanimação cardiopulmonar, por mais de 40 minutos, porém evoluiu a óbito às 23h10”, relatou a nota.
A direção do Hospital São Lucas informou que corpo do turista vai ser encaminhado para o Instituto Médico Legal ( IML), na capital pernambucana. O instituto vai constar a causa da morte.
Resgate
Testemunhas informaram que o turista foi resgatado a uma profundidade de oito metros. Guia de turismo, Alexandre Lara contou que a vítima estava de bruços.
“Eu estive no local. A informação no porto é que esse turista foi resgatado no fundo. Para estar desta forma é bem possível que já estivesse com os pulmões com água”, relatou.
Esporte
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/w/4/BNDmVtRLaGhK3ie9ZpOg/whatsapp-image-2021-05-21-at-13.13.01.jpeg?quality=70&f=auto)
O “Plana Sub” é um esporte típico de Noronha. Ele foi criado pelo engenheiro de pesca Léo Veras, em 1997. Atualmente, na ilha, mais de 20 empresas exploram essa prática, que tem o mesmo nome.
Fonte: G1