Anúncios
O cônsul-geral britânico Stephen Ellison se tornou um herói na China, depois que um vídeo seu tirando uma estudante de um rio viralizou nas redes sociais.
A delegação britânica de Chongqing (sudoeste) disse, nesta segunda-feira (16), que o cônsul-geral salvou no fim de semana uma mulher que havia caído em um dos rios que cortam a área turística desta cidade.
Anúncios
“Graças ao resgate oportuno, a mulher conseguiu recuperar rapidamente o fôlego e a consciência”, afirma o comunicado do consulado.
Ellison, de 61 anos, visitava a cidade no sábado, quando ouviu o grito de um grupo de pessoas que viram a mulher cair na água.
Anúncios
Nas imagens gravadas por curiosos, compartilhadas pelo consulado e por vários jornais chineses, Ellison pula de roupa no rio, onde uma desconhecida lutava para se manter à tona.
We are all immensely proud of our Chongqing Consul General, Stephen Ellison, who dived into a river on Saturday to rescue a drowning student and swim her to safety. pic.twitter.com/OOgXqsK5oe
— UK in China ?? (@ukinchina) November 16, 2020
Hábil triatleta, Ellison primeiro arrastou a mulher para um colete salva-vidas jogado da costa, até que ambos pudessem ser resgatados.
“Estamos todos muito orgulhosos do nosso cônsul-geral em Chongqing”, tuitou a delegação diplomática do Reino Unido na China, nesta segunda-feira (16).
Na rede social chinesa Weibo, o ato de coragem de Ellison teve um grande impacto.
“Para um homem da sua idade, salvar outra pessoa na água com este frio, sem se preocupar com a própria segurança, é algo heroico, ele é um cavalheiro”, lia-se em um comentário com mais de 2.000 “curtidas”.
Ellison está no cargo desde junho, após ocupar o cargo de diplomata sênior na embaixada britânica em Pequim desde 2014.
As relações entre a China e o Reino Unido foram tensas este ano, após a decisão do Reino Unido de proibir a gigante das telecomunicações Huawei de trabalhar com sua rede 5G no país.
Soma-se a isso as frequentes críticas que o Reino Unido faz à China sobre as violações dos direitos humanos observadas em Hong Kong e com a etnia uigur muçulmana, no nordeste do país.
Fonte: Yahoo!