20 de setembro, 2024

Últimas:

Dilúvio: chuva recorde em Fort Laudardale, na Flórida, nos EUA, gera caos e suspende atividades essenciais

Anúncios

Um evento extremo e sem precedentes de chuva, com tempo de recorrência estimado por metereologistas em mais de mil anos, abalou Fort Laudardale, no Sul do estado da Flórida, nos EUA. Em apenas sete horas, agências meteorológicas estimam que a cidade teve um terço da média de precipitação anual, cerca de 574 mm, volume equivalente ao que caiu no litoral Norte de São Paulo em fevereiro deste ano e quatro vezes mais do que a chuva no Oeste da Alemanha em 2021, que deixou mais de 200 mortos.

A chuva recorde instaurou o caos, levou a inundações severas e obrigou autoridades a anunciarem o fechamento do aeroporto, com cancelamento de voos e a suspensão do serviço ferroviário de alta velocidade para a região do Condado de Broward. Além disso, nesta quinta-feira (13) todas as escolas públicas ficaram fechadas e os alunos sem aulas.

Anúncios

Chuva recorde em Fort Lauderdale (Foto: Reprodução)

Em suas redes sociais, meteorologistas descreveram o cenário como “um dos mais selvagens fenômenos de mesoescala meteorológicos já vistos”, “estranho”, “imprevisível” e “fora da curva”. O acumulado de água excedeu muito o volume normal, mesmo considerando episódios de passagem de furacões, que são fenômenos conhecidos por causarem chuvas. Alguns vídeos compartilhados retrataram o caos, clique aqui e confira o post do perfil @douglasthron777 no twitter e do @LilyFunds.

Na noite de quarta-feira (12), a prefeitura emitiu um alerta para a população e turistas para ficarem longe das estradas e evitarem sair às ruas, até que a situação melhore. “A polícia e o resgate dos bombeiros continuam a atender as chamadas de emergência. A equipe de Obras Públicas está limpando ralos e operando bombas para mitigar os alagamentos o mais rápido possível”, afirmou um comunicado.

Anúncios

Ainda ontem, por volta das 17h15 do horário local, o aeroporto comunicou que suas principais pistas estavam alagadas e intransitáveis, “Por favor, não tente entrar ou sair do aeroporto neste momento. As operações do aeroporto serão reiniciadas assim que o tempo melhorar”, relatou um post no Twitter do perfil @LiveStormChaser, que também mostrou a situação caótica em vídeo.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) publicou uma declaração de emergência pelo alto risco de inundação em Fort Lauderdale e também outras áreas de risco. “Esta é uma situação de risco de vida. Procure um terreno mais alto agora”, dizia o post no Twitter.

Pouco tempo depois, meteorologistas emitiram um alerta de tornado para as proximidades de Davie, Plantation e Lauderhill, também na Flórida.

Para especialistas, a condição meteorológica que levou à chuva extrema em Fort Laudardale foi resultado de um fenômeno convectivo de instabilidade na atmosfera, com a formação de uma nuvem que ficou estacionada na região por horas, gerando a precipitação e tornados, tanto em terra como no mar (trombas).

Tendência de retorno do El Niño

Nesta quinta-feira, a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos também emitiu uma nota estimando a chance de quase 90% de retorno do El Niño ainda em 2023. Nos próximos meses, existe uma probabilidade de 62% do fenômeno já ser visto de maio a julho.

Este fenômeno climático acontece de tempos em tempos, quando uma enorme quantidade de água do Oceano Pacífico Equatorial se aquece, mudando o regime dos ventos alísios e levando a mudanças no clima. No caso do hemisfério norte, as chuvas são intensificadas na região central do Pacífico e na costa oeste norte-americana.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios VICTORIA, Seychelles, Sept. 19, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e empresa Web3, divulgou um...

Categorias