Anúncios
Ação contou com apoio da Vigilância Sanitária; mais de 4 mil unidades do produto foram apreendidas.
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (1º), o responsável por uma fábrica clandestina de “gelo saborizado” que funcionava em um imóvel na Rua Mirabeau Camargo Pacheco, no Parque Santa Inês. A ação teve início após denúncia recebida por meio do Disque Denúncia, que apontava irregularidades no local.
Anúncios
Segundo o Boletim de Ocorrência, os policiais foram até o endereço acompanhados por agentes da Vigilância Sanitária. No imóvel, foram encontradas diversas irregularidades sanitárias e de armazenamento, além de ambiente inadequado para produção de alimentos. As equipes localizaram insumos com validade vencida desde 2022, galões com resquícios de etanol e maquinário utilizado na fabricação do produto .
Durante a vistoria, a DIG identificou milhares de unidades prontas para venda: 4.179 embalagens de gelo saborizado, além de embalagens vazias, produtos químicos e picolés artesanais armazenados de forma irregular. Um perito do Instituto de Criminalística constatou que o gelo era impróprio para consumo devido ao estado de conservação do filtro da caixa d’água e às condições do ambiente de produção .
Anúncios
A Vigilância Sanitária realizou autuações administrativas e apreendeu os produtos para descarte. A DIG formalizou a prisão em flagrante com base no artigo 7º, inciso IX, da Lei 8.137/1990, que trata de crime contra as relações de consumo. O homem de 47 anos foi encaminhado ao sistema prisional, e será aberto inquérito policial para aprofundar a investigação.
