Dicas de como economizar energia em casa

Saiba formas de consumir menos energia elétrica no dia-a-dia.

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Quer reduzir os gastos de energia na sua casa? Confira dicas de como fazer isso. Uma delas é investir em aparelhos eletrônicos mais econômicos, como é o caso do ar-condicionado inverter.

1. Aproveite a iluminação natural

Uma forma de economizar energia elétrica é aproveitar a luminosidade do sol, evitando acender lâmpadas durante a maior parte do dia. Existem várias formas de fazer isso. A mais simples delas é reorganizar os móveis de forma que eles não bloqueiem a entrada de luz solar. Outra forma é instalar vidros e espelhos no ambiente para haver reflexo da luz.

Considere também instalar claraboias ou telhas transparentes em pontos estratégicos do lar, como em corredores ou escadas, de modo a clarear o espaço enquanto houver incidência de raios solares.

2. Adote cores claras nos ambientes

Pode parecer besteira, mas a escolha das cores na decoração influi no consumo de energia. Cores escuras refletem pouco a luz e absorvem calor, deixando o ambiente mais quente. Ambientes com cores escuras geram a sensação de que é preciso acender as luzes, mesmo de dia. Portanto, ao pensar na sua decoração, opte por uma paleta com cores mais claras. Isso vale tanto para a pintura das paredes, para os revestimentos do piso, para o tecido das cortinas e demais elementos da decoração.

3. Use lâmpadas fluorescentes ou de LED

Lâmpadas incandescentes gastam muita energia para produzir iluminação e ainda geram calor, tornando o ambiente mais quente. Troque-as por lâmpadas fluorescentes, ou ainda melhor, pelas de LED.

A lâmpada de LED, apesar de ser mais cara, dura o triplo do tempo e consome cerca de 50% menos energia em relação à fluorescente, que já é mais econômica. Portanto, é um investimento que vale a pena ser feito. 

4. Tenha um cuidado especial com a geladeira

A geladeira pode ser uma grande fonte de gastos de energia na casa se não estiver sendo usada adequadamente. Por exemplo, é importante não ficar abrindo a geladeira o tempo todo. Deixar a porta da geladeira aberta faz com que seu motor trabalhe mais para resfriá-la.

Outra dica é regular o termostato do equipamento conforme a temperatura do ambiente, se for inverno e estiver frio, não a deixe no nível mais gelado, pois não é necessário e vai gerar mais consumo de energia. Em contrapartida, se ele estiver em nível mais baixo do que o necessário, também gerará gasto desnecessário de eletricidade. Fique sempre atento.

Também fique atento com as borrachas de vedação do aparelho. São elas que isolam o interior da geladeira e impedem a troca de calor com o ambiente externo, mantendo-a fria. Se ela estiver frouxa, certamente irá gerar mais gasto de energia.

Outro cuidado a se ter com a geladeira para garantir seu bom funcionamento (e assim, economizar energia) é deixá-la longe de fontes de calor, como o fogão ou mesmo o sol. Ela também precisa estar em um local arejado. Observe como está a disposição da sua cozinha e faça as alterações necessárias.

5. Desligue os equipamentos eletrônicos sempre que puder

Um jeito simples de economizar energia é desligar da tomada os equipamentos que não estiverem em uso, como TV e notebook. Os aparelhos, mesmo estando no modo stand by, consomem bastante energia.

6. Invista em aparelhos eletrônicos econômicos

Os eletrodomésticos brasileiros apresentam o Selo PROCEL de Economia de Energia, uma classificação que indica o nível de  aproveitamento e consumo de energia de cada aparelho. O etiquetamento vai de A a E. Na hora da compra, dê preferência aos eletrônicos com selo A, os mais econômicos do mercado. Você também pode obter essa informação verificando o site da PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Outra forma de economizar é verificando a potência e tecnologia do aparelho. No caso do ar-condicionado, dê preferência ao modelo split inverter.

Ele possui um ciclo contínuo, não desligando durante seu funcionamento, assim evita os picos de energia no momento de religar. Aparelhos com essa tecnologia reduzem em até 70% o consumo de eletricidade comparado a outros modelos.

7. Tenha sensores de presença

Uma boa forma de economizar energia é ter sensores de presença ou temporizadores de luz em lugares estratégicos da casa, como no closet, em corredores ou na despensa. Eles fazem com que as lâmpadas sejam acesas e apagadas automaticamente e só sejam acionadas quando alguém estiver no local.

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes