29 março, 2024

Últimas:

Dia Mundial da Prematuridade: Prevenir parto antes da hora pode salvar a vida de bebês. Saiba mais

Anúncios

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano nascem 15 MILHÕES DE BEBÊS PREMATUROS no mundo, cerca de 10% do total de nascimentos. Entre eles, mais de um milhão morrem. O que reduz tanto o número de óbitos quanto de partos antes do tempo, é a realização de exames e tratamentos durante o pré-natal, para que a gravidez chegue a, no mínimo, 39 semanas.

No Brasil, segundo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do SUS e Ministério da Saúde, a taxa de prematuridade é ainda maior, sendo de 12,4%. São aproximadamente 340 MIL NASCIMENTOS PREMATUROS por ano, cerca de 40 por hora.

Anúncios

“A melhor UTI neonatal é o útero da mãe, desde que não ofereça riscos à gestante ou ao seu filho. Cada dia a mais que o bebê permanecer ali durante o período gestacional, melhor será sua qualidade de vida”, afirma o ginecologista e obstetra ANTONIO FERNANDES MORON, responsável pelo Departamento de Medicina Fetal do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Foto: ssnegireva/iStock

Anúncios

O QUE PODE LEVAR AO NASCIMENTO PREMATURO?

A prematuridade é dividida em três fases. Os PREMATUROS EXTREMOS nascem entre a 25ª e 28ª semanas; os PRECOCES entre a 28ª e 32ª semanas. Já os TARDIOS, vêm ao mundo entre a 32ª e 37ª semanas.

Segundo Moron, uma forma de acompanhar a gestação e prevenir eventuais nascimentos antecipados é reconhecer precocemente as gestantes de risco para o parto prematuro. “Isso pode ser feito por meio da ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL CUIDADOSA associada à avaliação do colo uterino pela ultrassonografia transvaginal entre 20 e 24 semanas de gestação”, explica.

As principais intercorrências maternas e fetais que podem levar ao parto prematuro, se não diagnosticadas e tratadas, são: a pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, placenta prévia, sofrimento fetal, insuficiência do colo uterino, má formação fetal e parto pré-termo espontâneo com ou sem ruptura da membrana amniótica. Já as causas do desencadeamento do parto prematuro espontâneo são múltiplas como estresse, infecções, doenças vasculares, hiperdistensão uterina, anomalias no colo do útero, deficiência de progesterona, alergia, reconhecimento alogênico anormal ou gestação de múltiplos.

Embora a prevenção seja primordial, alguns casos de prematuridade não podem ser evitados.

Fonte: Daquidali

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias