23 fevereiro, 2024

Últimas:

Dia da Marmota: Phil vê sombra e indica inverno mais longo nos EUA

Os Estados Unidos terão mais seis semanas de inverno, “previu” a marmota Phil nesta quinta-feira (2) na tradicional festa em Punxsutawney, no estado da Pensilvânia.

Este é o 137º prognóstico climático da marmota, de acordo com organizadores do evento.

O evento tornou-se popular no mundo inteiro pela comédia cinematográfica “Feitiço do Tempo”, de 1993. Nela, o personagem principal, interpretado por Bill Murray, fica preso num loop temporal e todo dia, quando acorda, está novamente revivendo o Dia da Marmota.

Punxsutawney Phil, a marmota que prevê o clima, durante a 137ª celebração do Dia da Marmota na Pensilvânia, em 2 de fevereiro de 2023 (Foto: Reprodução)

O evento anual em Punxsutawney, cerca de 105 km de Pittsburgh, originou-se de uma lenda alemã sobre o roedor peludo. De acordo com o folclore, se a marmota Phill vir sua sombra, haverá mais seis semanas de inverno. Se ele não o fizer, a primavera chega mais cedo.

De acordo com registros que datam de 1887, Phil viu sua sombra mais de 100 vezes e não a viu apenas 18 vezes. Dez anos foram perdidos porque não foram registrados, disseram os organizadores.

O encontro atrai anualmente milhares de pessoas. Uma multidão se reuniu pela manhã ao redor do toco de árvore onde fica Phil, quando membros do “círculo interno” retiraram o animal ao amanhecer para saber se ele viu sua sombra – e eles dizem que ele viu.

O “círculo interno” é um grupo de dignitários locais que são responsáveis por planejar os eventos, bem como alimentar e cuidar do próprio Phil.

A lenda em torno da cerimônia diz que Phil é efetivamente a mesma marmota desde o princípio – apesar de isso ser impossível, já que elas vivem apenas cerca de seis anos.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica comparou a previsão de Punxsutawney Phil com o clima nacional nos últimos 10 anos e descobriu que “em média, Phil acertou 40% do tempo”.

As previsões para 2021 e 2022 também previam mais seis semanas de inverno.

Este ano, a previsão de Phil aconteceu ao mesmo tempo em que partes dos Estados Unidos sofrem com muita neve e frio, especialmente no Texas, onde mais de 400 mil pessoas ficaram sem luz por causa de equipamentos congelados e quedas de árvores no sistema de transmissão elétrica.

O vice-presidente do Groundhog Club, Tom Dunkel, bate na porta da toca de Punxsutawney Phil, a marmota que prognostica o clima, em 2 de fevereiro de 2023 (Foto: Reprodução)
Um dos cuidadores segura a marmota Phil durante a 137ª celebração do Dia da Marmota na Pensilvânia, em 2 de fevereiro de 2023 (Foto: Reprodução)

Fonte: Yahoo!

Últimas

Morre o ex-piloto de F1 Wilson Fittipaldi, aos 80 anos

23/02/2024

Aos 80 anos de idade, morreu nesta sexta-feira, às 6h, Wilson Fittipaldi Júnior, vítima de complicações...

Categorias