19 de junho, 2024

Últimas:

Dia da Gratidão: quais motivos você tem para agradecer hoje?

Anúncios

Dia 6 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Gratidão, imagine ter um dia dedicado somente para agradecer as coisas boas (e desafiadoras) de sua vida? É um desafio que vale a pena, principalmente por estarmos nesta vibe de início de ano, reflexões e metas para este novo tempo.

A gratidão é um conjunto de vários sentimentos: amor, ternura, amizade… É o reconhecimento de que não somos os únicos responsáveis pela nossa própria condição. Ser grato é reconhecer que outras pessoas, seres, ambientes e situações também participaram na produção de nossa vida. É poder dedicar, compartilhar e transbordar as graças recebidas. A gratidão abre espaço para o louvor que pode perdurar em todas as orações.

Anúncios

O exercício de agradecer por tudo que se tem deveria ser feito diariamente porém, com a sobrecarga de demandas e responsabilidades, acaba se esquecendo do simples fato de ser grato a Deus por tudo. A gratidão desperta vários sentimentos bons, como o amor, a alegria, a satisfação, a afabilidade e a esperança. Acima de tudo, essa prática nos ensina que não é preciso ter muito para ser grato pelo que temos. O que você possui hoje é o suficiente. 

O que é o Dia da Gratidão?

Logo no início de cada ano, no dia 6 de janeiro, comemora-se o Dia da Gratidão em território brasileiro. Teorias apontam que a data faz alusão ao Dia de Reis, quando os Reis Magos chegaram ao local de nascimento de Jesus. Já outros acreditam que janeiro é um momento propício para agradecer não somente pelo presente, mas pelas experiências vividas no ano anterior.

Anúncios

Seja como for, neste dia, sugere-se o exercício da gratidão e, assim, também possibilita a celebração da vida como um todo. As paixões, as conquistas, os amigos, a família, os animais de estimação, a moradia e o trabalho…

Esses elementos compõem a vivência diária de todos nós e, por vezes, não recebem o reconhecimento merecido. Passam despercebidos devido ao cotidiano tumultuado e a atenção fixa em sonhos distantes. Sem eles, no entanto, a vida seria tediosa e insatisfatória. 

Após alguns minutos de agradecimentos sinceros, você começa a se sentir bem e satisfeito com a fase da vida em que se encontra. Sente-se mais aberto a louvar a Deus por tudo que se tem e pelo que ainda virá. Com gratidão, a oração se torna mais fecunda e esperançosa.

O que você é grato hoje?

  • Seja grato pelo simples. Entende-se por “simples” os fatores pelos quais comumente não agradecemos, pois já estamos acostumados com eles. Por exemplo, a nossa saúde, a nossa casa e o alimento de todo dia, a criação, os animais, suas vestimentas. Podemos achar que esses elementos são comuns à vida de todas as pessoas, mas não o são;
  • Seja grato pelas vivências que modificaram o seu jeito de pensar e de ser, bem como as pessoas que passaram por sua vida e lhe ensinaram muito. A cada nova conquista, como se formar na faculdade ou conseguir uma promoção, agradeça;
  • Seja grato pelas pessoas da sua vida (e demonstre a elas!). Lembre-se de agradecer essas pessoas por fazerem parte da sua vida. Pode ser um amigo, os pais, familiares, o formador, acompanhador, pastor de grupo de oração, o porteiro, o motorista de ônibus ou aplicativo.
  • Seja grato por quem você é, agradeça por ser capaz de superar os obstáculos em seu caminho utilizando os seus talentos naturais. Somente cuide para não se tornar vaidoso. Existe uma diferença entre valorizar-se e vangloriar-se. 

Incorpore palavras de agradecimento no seu dia

O que pode estar faltando é a disciplina para consolidar o ato de agradecer em sua rotina. Sendo assim, reserve alguns minutos para ser grato todos os dias. Você pode usar um bloco de anotações, um aplicativo ou fazer o exercício mentalmente. Se possível pela manhã, agradeça a Deus por mais um dia, permita-se louvar pela criação divina ser tão perfeita.  Faça a experiência de começar agradecendo e depois finalizar o dia louvando pelos feitos realizados durante a jornada.

Que neste Dia da Gratidão, você possa transformar os sentimento em algo corriqueiro através de gestos e palavras de afeto. Agradeça, evangelize e, em tudo, seja grato. Ser grato torna a pessoa mais feliz, agradável e gentil.

Obrigado, Deus, por mais um dia com saúde, felicidade e amor das pessoas que me rodeiam. Nas coisas simples da vida, que são as mais importantes. Obrigada  por me abençoar e por prover todas as minhas necessidades. Obrigada por sua Divina Providência nunca me abandonar. Deus, em Sua infinita bondade e misericórdia, acolha minhas preces e meu louvor neste dia.

Fonte: https://comshalom.org/

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Gitamar Dietriz Massuco – 57 anos Sepultamento Cemitério Jardim 19/06/24 às 15h Não haverá velório Anúncios Jandira Saturnina da...

Categorias