19 de outubro, 2024

Últimas:

Dezenas de manifestantes são presas em protesto feminista na Turquia

Anúncios

A polícia prendeu nesta sexta-feira (25) em Istambul dezenas de manifestantes reunidas para o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres.

O protesto, não autorizado, foi convocado para a praça Taksim pela “Plataforma de 25 de novembro”, uma coalizão de coletivos feministas.

Anúncios

Ao longo da tarde, barreiras, grades e um grande aparato policial impediram que manifestantes se concentrassem no emblemático local, onde teve início uma revolta popular em 2013.

Jornalistas da AFP viram a detenção de dezenas de manifestantes.

Anúncios

“Mulher, vida, liberdade”, gritavam em turco e curdo as pessoas reunidas, reproduzindo palavras de ordem dos recentes protestos no Irã.

“A polícia que não intervém contra os autores de agressões sexistas fechou todas as ruas que permitem acessar a Taksim, em nome da segurança”, denunciou Yesim Tukel, integrante da coalizão.

O governo conservador e islâmico de Recep Tayyip Erdogan reprime muitas das manifestações na Turquia, e os movimentos feminista e LGBT estão entre os poucos que continuam a organizar grandes protestos.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A represa Jurumirim, em Avaré, chegou ao menor volume útil dos últimos três anos e nove meses nesta quinta-feira (17)...

Categorias