21 de outubro, 2025

Últimas:

Destroço espacial misterioso cai na Austrália e levanta suspeita de ser de foguete chinês

Anúncios

Mineradores no interior da Austrália levaram um susto e tanto no fim de semana, quando uma bola flamejante de lixo espacial caiu perto de uma mina de minério de ferro isolada. O estranho objeto, descrito como uma “bola espacial”, despencou por volta das 14h de sábado, perto da cidade de Newman, no deserto de Pilbara, no oeste do país. Tudo indica que se trata de um foguete chinês fora de controle.

Segundo informações do tabloide britânico Daily Star, o caso acionou a polícia e as autoridades de aviação. Especialistas acreditam que os destroços podem ser parte de um foguete chinês chamado Jielong, lançado em setembro. Desde então, o pedaço metálico orbitava a Terra até cair como em um filme de ação.

Anúncios

A arqueóloga espacial Alice Gorman explicou que o objeto pode ser um dos muitos tanques de combustível descartados durante voos espaciais para reduzir o peso das naves. Segundo ela, esse tipo de fragmento é mais comum do que parece.

— São tão frequentes que ganharam até um apelido, space balls (bolas espaciais) — contou à rádio ABC Perth.

Anúncios

— Geralmente, as pessoas encontram esses objetos anos depois. Este é diferente porque foi achado muito rápido — acrescentou.

Apesar de parecer inofensivo, o pedaço caiu durante uma “reentrada não controlada”, o que significa que ninguém sabia onde ou quando ele voltaria à Terra, segundo o MailOnline.

O destroço caiu durante uma “reentrada não controlada” (Foto: Reprodução / Polícia de Washington)

A companhia aérea Qantas também se mostrou preocupada. A empresa afirma que não tem recebido avisos suficientes sobre detritos espaciais que podem cruzar o espaço aéreo.

— Esse é o mundo em que estamos começando a viver — alertou a doutora Gorman. — Precisamos olhar para o céu e prestar atenção ao que está acima de nós — concluiu.

A polícia da Austrália Ocidental foi até o local e confirmou que o objeto não veio de um avião comercial. A suspeita é de que ele faça parte de um foguete, possivelmente um tanque ou um recipiente pressurizado.

No início deste mês, em outro caso, uma mulher no Texas, nos Estados Unidos, também levou um susto ao encontrar um enorme pedaço de lixo espacial no quintal de casa.

Ann Walter achou um equipamento científico em formato de caixa, do tamanho de um carro, preso a um grande paraquedas com adesivos da NASA.

— É uma loucura, porque quando você vê algo no ar, não imagina o tamanho real. O paraquedas devia ter uns nove metros. Era enorme — contou ela.

Destroço espacial cai na Austrália (Foto: Reprodução / Polícia de Washington)

Fonte: Extra

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ação ocorreu durante operação no Complexo Heróis do Araguaia, durante final do Campeonato Amador Série B Durante a operação...

Categorias