Destaques Casacor 2021: Ambientes fluídos, sustentabilidade e saúde mental

Os destaques Casacor 2021 envolvem ambientes fluídos sem a presença de paredes, projetos com foco na sustentabilidade e inspirações que elevam a saúde mental a partir do ambiente.

Considerada a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a 34ª Casacor 2021 começou no dia 21 de setembro deste ano e vai até dia 15 de novembro. A ideia é trazer tendências em decoração não só do Brasil, mas do mundo todo.

A pandemia e o isolamento social tornaram-se grandes influências para a decoração e arquitetura atual, com novidades que geram bem-estar, sustentabilidade e autenticidade na criação de ambientes otimizados.

Confira quais são os destaques Casacor 2021, com ideias para projetos de cômodos, objetos decorativos e muita personalidade.

Influências da natureza no ambiente interno

Com o isolamento social, a influência da natureza tomou os ambientes internos das casas, principalmente com o paisagismo de interiores. 

Hoje a presença de plantas dentro de casa se tornou comum, sendo as plantas ornamentais como as suculentas e samambaias, as preferidas para cultivar em ambientes fechados.

Na mostra da Casacor 2021, foram criados diversos projetos de casa estúdio com detalhes em paisagismo interno, pensando em um espaço exclusivamente dedicado às plantas que tem como objetivo promover o bem-estar.

Inspirações para design autênticos

Outro destaque da mostra Casacor deste ano são as inspirações para designs autênticos, sendo muitos deles produzidos com materiais sustentáveis.

A ideia é inspirar projetos que agregam a personalidade do morador, considerando gostos pessoais e podendo também usar a criatividade para criar ideias para uma decoração artesanal a partir de objetos que necessitam de uma repaginada. 

No projeto do arquiteto Arthur Guimarães, foram reutilizados resíduos de uma indústria fabril para criar mobiliários inspirados em aviões. Desde o tapete até os talheres da mesa foram produzidos de forma sustentável.

Projetos residenciais mais sustentáveis 

Na mostra deste ano, ao invés de reproduzir cômodos da casa, a Casacor apresenta diversos estandes de casas completas, lofts e estúdios. A maioria dos detalhes envolve projetos residenciais mais sustentáveis.

Um dos projetos que mais chamam a atenção é do Estúdio Guto Requena e Pax Arquitetura, que destacam a utilização de madeira de reflorestamento. Ela é cortada a partir de um braço robótico, que evita desperdícios de materiais e resíduos.

Conceitos de casa saudável 

Além de projetos sustentáveis e designs autênticos, a mostra também apresenta influências acerca de conceitos de casa saudável, isto é, considerando a saúde mental dos moradores.

A maioria dos projetos ganha muita iluminação, espaços otimizados para melhor aproveitamento dos moradores, adotando conceitos como a natureza dentro de casa

As plantas ornamentais por sua vez, tem um papel fundamental, que além de criar ambientes com um ar mais purificado, ajuda a trazer vida e favorece as sensações de bem-estar para as pessoas.

A Casa original – 34ª CasaCor 2021

A 34ª Mostra da CasaCor 2021 vai até dia 15 de novembro de 2021, estará aberta de terça a domingo das 12h às 22h.

O endereço é Rua Padre Antônio Tomás, 72/Água Branca- SP, os ingressos custam R$80 (inteira) de terça a quinta e para o fim de semana e feriados o valor do ingresso é de R$100.

Scroll Up