28 março, 2024

Últimas:

Desertores do Estado Islâmico estão fartos de matar, aponta estudo

Anúncios

Cada vez mais combatentes da organização jihadista Estado Islâmico estão desertando, desiludidos com os massacres de muçulmanos, entre outras coisas, afirma um estudo publicado nesta segunda-feira.

Ao menos 58 pessoas deixaram a organização e falaram publicamente sobre o tema desde janeiro de 2014, destaca um estudo do Centro de Pesquisas da Radicalização (ISCR) do King’s College de Londres.

Anúncios

O estudo afirma que 17 desertaram em junho, julho e agosto, e que representam apenas “uma pequena fração” do número total, porque a maioria teme falar.

O ISCR pediu aos governos que facilitem o testemunho dos desertores e não os ameacem com detenção, porque eles podem servir para dissuadir muitos outros de se unirem à organização.

Anúncios

Os que falaram disseram que ficaram fartos de matar muçulmanos sunitas como eles, incluindo civis, e da incapacidade do Estado Islâmico de confrontar o regime sírio do presidente Bashar al-Assad.

“As vozes dos desertores são claras e firmes: ‘o Estado Islâmico não está protegendo muçulmanos, está matando-os”, afirma o documento.

“Os muçulmanos estão combatendo os muçulmanos. Assad está esquecido. A jihad está de cabeça para baixo”, declarou um desertor alemão, identificado como Ebrahim B., que afirmava falar em nome de vinte jihadistas que viajaram à Síria e ficaram decepcionados.

Os líderes do Estado Islâmico consideram inimigos os outros grupos jihadistas, incluindo a organização satélite da Al-Qaeda, Jabhat al-Nusra, e travaram fortes batalhas contra eles.

Os desertores interrogados no documento são de 17 países, em muitos casos ocidentais.

Muitos que tentaram abandonar antes deles foram executados por espiões e traidores, explicaram seus antigos colegas.

Fonte: Yahoo!

Últimas

É hora de planejar os estudos para as provas de vestibular

É hora de planejar os estudos para as provas de vestibular

28/03/2024

Algumas dicas podem ajudar os candidatos na organização do melhor caminho a seguir para conquistar boa...

Categorias