30 de setembro, 2025

Últimas:

Descoberto na Argentina dinossauro carnívoro com osso de antigo parente dos crocodilos dentro da boca

Anúncios

Cientistas do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CONICET) descobriram uma nova espécie de dinossauro megaraptorídeo – grupo de terópodes carnívoros caracterizados, entre outras coisas, por possuírem grandes garras nas mãos. O curioso é que o exemplar estava com um osso de outro animal dentro da boca.

Batizado de Joaquinraptor casali, o dinossauro foi encontrado na Argentina, na Formação Lago Colhué Huapi, uma área localizada no centro-sul da província de Chubut durante o Cretáceo Superior, onde hoje se localizam as cidades de Comodoro Rivadavia e Sarmiento.

Anúncios

Lucio Ibiricu, pesquisador do CONICET no Instituto Patagônico de Geologia e Paleontologia (IPGP), relatou que o dinossauro media pouco mais de 7 metros, pesava aproximadamente 1 tonelada e teria pelo menos 19 anos na época de sua morte.

“Este dinossauro carnívoro foi certamente um dos principais predadores do ecossistema presente na formação e representa um dos membros mais jovens do grupo, já que teria morrido relativamente próximo à extinção dos dinossauros, ocorrida há aproximadamente 66 milhões de anos”, indicou o especialista em comunicado.

Anúncios

Os ossos de Joaquinraptor casali foram vistos pela primeira vez em 2019, e a extração de seu esqueleto parcialmente articulado foi posteriormente concluída em diferentes campanhas. Os cientistas afirma que ele está entre os megaraptorídeos mais completos, em termos de representação esquelética, e foi um dos últimos sobreviventes deste grupo.

A espécie compartilhava o espaço com os crocodiliformes, um grupo de vertebrados terrestres. Inclusive, a presença de um úmero deste antigo parente dos crocodilos entre as mandíbulas do exemplar encontrado sugere que este animal pode ser sido uma de suas fontes de alimento, embora outro tipo de interação ecológica não possa ser descartado.

“Entre os aspectos mais impressionantes está o fato de que o único osso recuperado na escavação que não pertence ao Joaquinraptor é um úmero de crocodiliforme. Ele foi encontrado entre as mandíbulas do dinossauro, o que nos dá uma indicação das possíveis fontes de alimento do Joaquinraptor em particular e dos megaraptorídeos em geral”, comentou Ibiricu.

Ilustração artística do recém-descoberto dinossauro Joaquinraptor casali com a pata dianteira de um antigo parente dos crocodilos na boca (Foto: Museu Carnegie de História Natural)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Dentalis Animal Health Inc. sente orgulho de anunciar uma conquista histórica na odontologia veterinária: a empresa recebeu cinco...

Categorias