Anúncios
O descarte irregular de tinta deixou a cor da água de um córrego em Salto (SP) completamente azul. O fato ocorreu na manhã desta sexta-feira (5), no bairro Marília.
Imagens registradas pelo vereador Gideon Tavares, responsável por fazer a denúncia nas redes sociais, mostram vários pontos do córrego Santa Cruz completamente azulado, num tom parecido com a de canetinhas coloridas infantis.
Anúncios
Uma força-tarefa com agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Secretaria de Segurança Pública, da Guarda Municipal e da Polícia Ambiental foi criada para identificar o caso e evitar novas contaminações.
Galões foram localizados às margens do córrego, incluindo de outras cores, como vermelho e amarelo. Um drone foi usado na operação, conforme o secretário de Meio Ambiente de Salto, Flavio Garcia.
Anúncios
Ainda conforme o secretário, foi constatado que a origem do descarte era de um comércio. O responsável pela empresa alegou que o material foi doado para um catador, que teria feito o descarte irregular.
“Se a empresa tivesse uma preocupação maior com a destinação dessas tintas, se tivesse direcionado para o lugar correto para que esse resíduo fosse corretamente descartado, certamente não ia terminar dentro do córrego, causando esse dano ambiental tão lamentável”, disse o secretário.
Garcia citou que a cidade tem 11 ecopontos, onde material do tipo pode ser descartado. Ele também disse que o córrego não faz parte do sistema de captação de agua da cidade.
A Cetesb foi questionada sobre o caso, em especial se houve multa e se a empresa é reincidente, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.
Fonte: G1