19 abril, 2024

Últimas:

Descarrilamento deixa ao menos 51 mortos e mais de 150 feridos em Taiwan

Anúncios

Um trem expresso com quase 500 pessoas a bordo descarrilou nesta sexta-feira ao cruzar um túnel em Taiwan, matando pelo menos 51 passageiros e ferindo quase 160 no pior desastre ferroviário da ilha em quase quatro décadas.

O trem da empresa Taroko Express viajava da capital, Taipei, para a cidade costeira de Taitung, no Leste da ilha, quando o acidente ocorreu, por volta de 9h30 (22h30 de quinta, horário de Brasília), na cidade de Hualien. Vários dois oito vagões bateram nas paredes de um túnel, ficando destruídos.

Anúncios

— As pessoas simplesmente caíram umas sobre as outras — disse uma sobrevivente a um canal de televisão do país. — Foi assustador. Havia famílias inteiras lá.

Equipes de resgate levam horas para conseguir alcançar quem ficou preso nos destroços, mas autoridades acreditam que todos os sobreviventes já foram retirados do local. Há bastante dificuldade para chegar até alguns vagões dentro do túnel.

Anúncios

No local, o ministro dos Transportes, Lin Chia-lung, disse a repórteres que o trem transportava cerca de 490 pessoas, mais do que o número anterior de 350 fornecido pelos bombeiros. Segundo a mídia local, o condutor está entre as vítimas.

“Nós vamos continuar a fazer o possível para continuar a garantir segurança depois deste acidente terrível”, disse em seu Twitter a presidente Tsai Ing-wen.

Equipes de resgate encontram dificuldade para acessar vagões que ficaram presos dentro do túnel
Equipes de resgate encontram dificuldade para acessar vagões que ficaram presos dentro do túnel (Foto: Reprodução)

O trem, um dos mais rápidos que circula no país, geralmente viaja a cerca de 130 km por hora. Ele estava particularmente lotado nesta sexta devido ao início do feriado chinês de Qingming, quando as pessoas prestam homenagens a parentes mortos limpando seus túmulos.

A mídia de Taiwan disse que muitas pessoas estavam de pé na hora do acidente e foram sacudidas pelo impacto. Vídeos que circulam na internet mostram as equipes de resgate retirando passageiros em macas e sobreviventes sem ferimentos aparentes escapando pelo teto, alguns com malas de rodinhas.

A causa do acidente ainda está sendo investigada, porém acredita-se que o trem tenha colidido com um caminhão que derrapou de um canteiro de obras. Segundo um funcionário da ferrovia, o motorista do veículo teria estacionado em uma colina, mas se esqueceu de acionar o freio de mão.

O caminhão teria caído simultaneamente à passagem do trem. O motorista não estava no volante no momento do acidente e foi interrogado pela polícia.

Destino turístico

— Nosso trem bateu em um caminhão — disse um passageiro em um vídeo que circula na internet, com a imagem de um caminhão amarelo ao lado do trem, na entrada do túnel. — O caminhão veio caindo.

À Agência Central do Notícias do país, um homem que estava a bordo disse ter ouvido um barulho muito alto antes de desmaiar. Quando acordou, o trem estava no escuro e muitos passageiros acionaram as lanternas de seus telefones para que tivessem luz e pudessem ajudar quem estava ferido. O grupo levou uma hora para conseguir sair do trem.

Equipes de resgate ajudam passageiros a sair pelo teto do trem
Equipes de resgate ajudam passageiros a sair pelo teto do trem (Foto: Reprodução)

A costa leste de Taiwan é um popular destino turístico local, atraindo turistas para suas montanhas. O descarrilamento ocorreu nas proximidades do penhasco Cliff, famoso por suas águas cristalinas e montanhas.

A ferrovia que vem de Taipei cruza a região e é particularmente conhecida por seus túneis. A linha em que o acidente desta sexta aconteceu foi inaugurada em 1979.

As ferrovias estatais do país são geralmente confiáveis e eficientes, mas têm um histórico de problemas de segurança. Em 2018, 18 pessoas morreram e 175 ficaram feridas quando um trem descarrilou no Noroeste da ilha. Em 1981, 30 pessoas morreram em uma colisão no Norte. Dez anos depois, um incidente similar deixou o mesmo número de vítimas.

Fonte: Extra

Últimas

Nova plataforma de estudos participará da Bett 2024

Nova plataforma de estudos participará da Bett 2024

19/04/2024

O Pazzei é um produto do Super Professor e estará presente na feira Bett Brasil, que...

Categorias