23 abril, 2024

Últimas:

Desaparecimento de 64 anos é solucionado com ajuda das redes sociais

Anúncios

A investigação sobre o desaparecimento de um esquiador francês chegou ao fim após 64 anos. Henri Le Masne (foto) foi identificado após a polícia italiana ter divulgado nas redes sociais os detalhes sobre os restos humanos e equipamentos de esqui encontrados, em 2005, a mais de 3 mil metros de altura em Valtournenche, na região Vale de Aosta, perto da fronteira com a Suíça, no Noroeste da Itália.

Os pesquisadores calcularam que o homem tinha cerca de 1,75 metro de altura e cerca de 30 anos, e é provável que sua morte tenha ocorrido na primavera de 1954. Eles também encontraram óculos, um relógio e peças de sua camisa com iniciais bordadas.

Anúncios

Como na época a investigação para identificá-lo não progrediu, um promotor decidiu publicar no Facebook, no final de junho, os detalhes que a polícia tinha até então, pedindo que os internautas compartilhassem as informações, principalmente na França e na Suíça.

Emma French Naseem acabou ouvindo a história no rádio e pensou que o homem desaparecido poderia ser seu tio, Henri Le Masne, nascido em 1919, que desapareceu depois de esquiar durante uma tempestade perto do Monte Cervino.

Anúncios

Roger Le Masne, irmão mais novo de Henri, agora com 94 anos, também ficou intrigado.

“Sou irmão de Henri Le Masne, que provavelmente é o esquiador que desapareceu há 64 anos”, ele escreveu em um email. “Meu irmão Henri, solteiro, era bastante independente, ele trabalhou no Ministério das Finanças em Paris”, acrescentou.

Na época do desaparecimento, Roger estava hospedado no hotel onde seu irmão tinha reservado um quarto para duas semanas, deixando para trás itens pessoais e 35 mil liras e 5 mil francos franceses. Henri saiu para esquiar em 26 de março de 1954, mas nunca mais voltou.

A polícia italiana disse que uma fotografia fornecida pela família mostra o francês usando óculos que correspondem aos encontrados por pesquisadores a 3,1 mil metros de altura.

Para esclarecer todas as dúvidas, porém, Roger se dispôs a fazer um teste de DNA. Em 24 de julho, Henri Joseph Leonce Le Masne foi formalmente identificado.

 

Fonte: Extra

Últimas

Ferramentas avançadas de BI visam democratizar a ciência de dados no Brasil

23/04/2024

Fornecedores estão usando GenAI e recursos de linguagem natural para tornar o processo de governança de...

Categorias