Desabamento de prateleiras em supermercado deixa um morto e oito feridos em São Luís; vídeo

O desabamento de prateleiras no supermercado Mix Mateus Atacarejona noite desta sexta-feira (2),em São Luís, deixou uma pessoa morta e oito feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Gôndolas com produtos caíram e atingiram clientes.

Assista ao vídeo.

No momento do acidente, havia uma movimentação intensa de pessoas no supermercado.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a causa do acidente.

A pessoa que morreu foi identificada como Elane de Oliveira Rodrigues, que trabalhava no supermercado. Ela tinha 21 anos e era paraense.

Seis feridos foram encaminhados a hospitais pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os outros dois feridos foram socorridos por pessoas no local.

Paraense morre em desabamento no Maranhão. — Foto: TV Liberal
Paraense morre em desabamento no Maranhão (Foto: TV Liberal)

Os bombeiros encerraram as buscas na manhã deste sábado (3).

De acordo com os bombeiros, a operação de resgate no supermercado durou mais de 11 horas e envolveu 14 viaturas, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos (leia nota abaixo).

Bombeiros fazem buscas por vítimas de desabamento em supermercado de São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Redes sociais
Bombeiros fazem buscas por vítimas de desabamento em supermercado de São Luís (MA) (Foto: Divulgação/Redes sociais)

Inquérito civil

Na manhã deste sábado, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) informou que vai instaurar um inquérito para apurar as causas do acidente.

Em nota, o órgão afirma que “envidará esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes”.

“O MPT-MA se solidariza com familiares e amigos das vítimas e reforça seu compromisso de atuar na defesa dos direitos trabalhistas e na garantia de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável”, diz o comunicado.

Empresa lamentou

Após o acidente, o Grupo Mateus, empresa da qual faz parte o supermercado Mix Mateus Atacarejo, divulgou uma nota afirmando que funcionários acompanharam o trabalho de resgate e que a empresa prestou auxílio e deve colaborar com as autoridades (veja na imagem abaixo).

O comunicado acrescenta que, em razão do acidente, todas as lojas do Grupo Mateus em São Luís não funcionarão neste sábado.

Grupo Mateus emite nota sobre o acidente em supermercado em São Luís — Foto: Divulgação
Grupo Mateus emite nota sobre o acidente em supermercado em São Luís (Foto: Divulgação)

Nota do Corpo de Bombeiros do Maranhão

Leia, abaixo, a íntegra do comunicado:

“O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que foram confirmadas uma vítima fatal e oito pessoas com ferimentos leves no acidente no supermercado Mateus da Curva do 90, em São Luís. Seis feridos foram levados a hospitais pelas equipes do CBMMA/SAMU; e dois foram por meios próprios. Os bombeiros, as forças de Segurança Pública, a Secretaria de Saúde, o Gabinete Militar do Governo e a Secretaria de Direitos Humanos mobilizaram seus efetivos para localizar e socorrer as vítimas, além de prestar assistência a familiares. Às 20h15 de sexta-feira (2), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar na ocorrência no supermercado, onde cinco prateleiras do local caíram com todos os produtos enquanto havia pessoas no local. O CBMMA planejou e executou a operação envolvendo 14 viaturas dos bombeiros, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis. Durante mais de 11 horas de operação, foram feitas buscas com a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, SAMU e Gabinete Militar do Poder Executivo. Foi montado o Sistema de Comando de Incidentes, onde sistematicamente, todas as medidas inerentes à ocorrência foram devidamente executadas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, das oito pessoas feridas, três foram assistidas pela equipe multiprofissional da UPA do Vinhais, com escoriações e ferimentos leves. Após atendimento e apresentando quadro clínico estável, os pacientes receberam alta médica ainda nesta madrugada”.

Fonte: G1

Scroll Up