Anúncios
Causada pelo rompimento de um lago supraglacial no Tibete, na China, uma enchente devastou o rio Bhote Koshi, no Nepal, registrando pelo menos nove mortes e dezenas de desaparecidos.
“Essa é uma análise preliminar com base nas imagens de satélite disponíveis”, afirmou à Reuters, Sudan Maharjan, especialista em geleiras do Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado de Montanhas (ICIMOD).
Anúncios
O fenômeno revela como a emergência climática intensifica eventos extremos em áreas sensíveis do planeta. Lagos supraglaciais são corpos d’água formados sobre geleiras, principalmente em regiões cobertas por detritos, que podem crescer rapidamente e se romper, liberando enormes volumes de água. Este tipo de desastre tem ocorrido com frequência “sem precedentes” nas montanhas do Hindu Kush, que abrangem países da Ásia, como Nepal, China e Índia.
“Precisamos investigar mais a fundo os gatilhos que estão provocando impactos em cascata”, disse Saswata Sanyal, representante do ICIMOD. Investigações e estudos apontam que a vulnerabilidade das regiões montanhosas está relacionada aos efeitos das mudanças climáticas, como o derretimento glacial e os padrões extremos de chuva.
Anúncios
Entre junho e setembro, as primeiras chuvas da monção provocaram enchentes e deslizamentos de terra em várias partes do Nepal, especialmente vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas, como padrões climáticos extremos, chuvas irregulares, enxurradas e rompimentos de lagos glaciais. Desde 29 de maio, pelo menos 38 pessoas morreram ou estão desaparecidas, segundo dados da Autoridade Nacional de Gestão e Redução de Desastres do governo nepalês.

Fonte: Um Só Planeta