Anúncios
Pequeninos, gordinhos e com pele macia e delicada: os pezinhos do bebê parecem pedir por beijinhos dos pais constantemente, além de cuidados especiais. Pensando no melhor para seu filho, você quer proteger sempre a área, com meias e sapatinhos, certo? Mas saiba que deixar o bebê descalço faz muito bem para a saúde do pequeno.
Benefícios de deixar o bebê descalço
De acordo com um estudo da Universidade Complutense de Madri, deixar o bebê descalço ajuda no desenvolvimento de sua inteligência e sistema nervoso, entre outros benefícios. Entenda por que você deve permitir que seu filho ande sem sapatos:
Anúncios
1. Conhecimento do mundo
Os pés do bebê são uma das ferramentas mais importantes para que ele possa conhecer o mundo, pois têm uma maior sensibilidade tátil, muito mais fina do que as mãos, o que ajuda a obter informações do mundo exterior. Seus pés permitem que ele receba estímulos importantes que influenciam seu desenvolvimento sensorial.
2. Melhor desenvolvimento psicomotor
Deixar o bebê descalço por algum tempo por dia permite ainda o reconhecimento de sensações relacionadas a temperaturas e texturas, que favorecem seu desenvolvimento psicomotor, ou seja, aprendizagem, maturação e melhora de suas estruturas nervosas (cérebro, nervos, músculos, etc). Superfícies como areia, água, grama ou tapetes esponjosos são perfeitos para estimular seus sentidos e ajudá-lo a explorar o mundo.
Anúncios
3. Amadurecimento do sistema nervoso
Descalço, seu bebê garante amadurecimento mais abrangente do sistema nervoso, o que favorece controle de seus músculos e membros, bem como um melhor desenvolvimento intelectual e social.
4. Melhor posição das articulações e músculos mais fortes
Quando a criança coloca a sola do pé em contato com superfícies irregulares, estimula seus reflexos posturais, que lhe permitirão manter uma boa postura. Isso, consequentemente, ajuda a melhorar a posição das articulações e a fortalecer os músculos.
5. Maior conhecimento do corpo
Sem sapatos, quando leva os pés até as mãos e realiza outros movimento, o bebê experimenta e conhece melhor os limites do seu corpo. Essa descoberta também influencia seu desenvolvimento cognitivo.
6. Mais agilidade
Quando o seu pequenino anda descalço, é mais provável que ele olhe para cima, porque seus pés lhe enviam as informações que ele deve saber sobre a superfície em que ele está pisando. Ou seja, seus pés o ajudam a se orientar e isso também permite que ele se sinta mais seguro e ágil no ambiente.
7. Melhor equilíbrio
O fato de o seu pequeno andar com toda a sola do pé ajuda a ter uma maior consciência de cada etapa. Dessa forma, ele tem mais informações para organizar seus padrões de movimento e permanecer em equilíbrio.
Agora você já sabe por que deve deixar seu bebê sem meias e sapatos por mais tempo. Apenas esteja ciente das superfícies em que o bebê pisa para evitar qualquer tipo de lesão.
Fonte: Vix